Franklin D. Roosevelt, assume a presidência dos EUA em meio a um cenário de profunda queda do PIB, desemprego generalizado, miséria social e retração de investimentos. A forma como o presidente eleito lidou com a chamada “Grande Depressão” é caracterizada:
Respostas
Pela adoção de um modelo keynesiano, marcado por forte intervenção do Estado na economia como indutor de crescimento econômico e empregos.
É correta a alternativa E, tendo Roosevelt proposto o que ficou conhecido como o "New Deal", uma reforma do sistema econômico americano (sem, contudo, abandonar os preceitos básicos do modelo capitalista de produção) baseado nas ideias do economista inglês John Maynard Keynes.
Para os Keynesianos, que criticavam o Liberalismo Clássico, cabia ao Estado um papel estratégico na organização de uma economia saudável: o Estado deveria garantir o pleno emprego e o acesso às necessidades básicas, sendo um modelo de intervenção pontual do Estado na economia.
As alternativas são:
a)Pela imposição de uma ditadura fascista, tornando assim, ao consolidar um Estado Totalitário, o país regido por um modelo corporativista.
b)Pela total estatização dos meios de produção e planificação da economia, tendo sob inspiração a União Soviética.
c)Pela intensificação das políticas liberais, desregulamentando ainda mais a economia e aprofundando a idéia de livre mercado.
d)Pela declaração de guerra dos Estados Unidos ao Japão, fazendo assim que o rearmamento nacional fosse uma ferramenta de recuperação econômica
e)Pela adoção de um modelo keynesiano, marcado por forte intervenção do Estado na economia como indutor de crescimento econômico e empregos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/90724