Franklin D. Roosevelt, assume a presidência dos EUA em meio a um cenário de profunda queda do PIB, desemprego generalizado, miséria social e retração de investimentos.
A forma como o presidente eleito lidou com a chamada “Grande Depressão” é caracterizada:
a)Pela imposição de uma ditadura fascista, tornando assim, ao consolidar um Estado Totalitário, o país regido por um modelo corporativista.
b)Pela total estatização dos meios de produção e planificação da economia, tendo sob inspiração a União Soviética.
c)Pela intensificação das políticas liberais, desregulamentando ainda mais a economia e aprofundando a idéia de livre mercado.
d)Pela declaração de guerra dos Estados Unidos ao Japão, fazendo assim que o rearmamento nacional fosse uma ferramenta de recuperação econômica
e)Pela adoção de um modelo keynesiano, marcado por forte intervenção do Estado na economia como indutor de crescimento econômico e empregos.
Respostas
Resposta:
letra E
Explicação:
coloquei letra C , e a E é a correta
Para lidar com a Grande Depressão, Franklin D. Roosevelt adotou um modelo no qual o estado agia fortemente sobre o mercado como criador de empregos e alavancador da economia. Assim, a alternativa correta é a letra e).
Ao assumir a presidência em 1933, Roosevelt iniciou a implantação do seu plano para recuperar a grave recessão econômica em que os Estados Unidos se encontrava.
O plano de Roosevelt, denominado New Deal, criou diversos empregos no país através de obras públicas (como rodovias, hidrelétricas), e interferiu diretamente no mercado, a fim de regular e controlar os preços e a produção de itens da indústria e agricultura.
Com essas medidas, foi capaz de resgatar a economia e reformar pontos que tornavam ela fraca. Assim, podemos concluir que a alternativa correta é a letra e) Pela adoção de um modelo keynesiano, marcado por forte intervenção do Estado na economia como indutor de crescimento econômico e empregos.
Para aprender mais sobre o New Deal, acesse https://brainly.com.br/tarefa/44397672