Respostas
Resposta:
O primeiro trimestre de 2021 impôs novos desafios aos municípios no enfrentamento aos impactos da pandemia do coronavírus. Aumento exponencial no número de casos e de mortes, sobrecarga do sistema de saúde e a urgência em imunizar a população com número limitado de vacinas disponíveis. Não bastasse o aumento na demanda dos atendimentos em saúde, cresceram as ocorrências de relaxamento quanto às medidas de segurança para evitar que a disseminação do vírus continue.
O poder público é peça central no combate à pandemia, principalmente na prevenção do contágio. E isso passa por decretar medidas de distanciamento social, realizar campanhas educativas incentivando boas práticas e fiscalizar comportamentos que possam colocar a população em risco.
Embora os contextos socioeconômicos sejam diversos, existem no mundo alguns casos de sucesso de países que conseguiram conter a pandemia graças ao alinhamento entre políticas públicas e colaboração dos cidadãos.
Na Nova Zelândia, mesmo que o país tenha tido a capacidade de fazer um rigoroso lockdown aliado a um amplo programa de auxílio financeiro, houve também campanhas nacionais de incentivo ao uso correto de máscaras e distanciamento social. Na Coreia do Sul, o governo apostou na testagem em massa e em um sistema de informações governamentais baseado em geolocalização.
Explicação:
Espero ter ajudado!