• Matéria: História
  • Autor: mingihgacha
  • Perguntado 4 anos atrás

Desde a época das Cruzadas, os europeus haviam ficado fascinados pelos produtos orientais, ou seja, as especiarias, utilizadas na culinária e na fabricação de cosméticos e medicamentos. E o comércio era feito através das rotas no Oriente Médio. Contudo, a conquista de Constantinopla pelos turcos, em 1453, interrompeu o comércio por terra entre a Europa e a Ásia através do Oriente Médio, obrigando os europeus a buscarem novas rotas comerciais, agora pelo mar. Esse fato beneficiou os países atlânticos e ajudou a deslocar o eixo econômico para a Europa Ocidental. Portugal e Espanha tomaram a dianteira nesse processo, que ficou conhecido como expansão marítima. Além do acontecimento da tomada de Constantinopla e suas decorrências, algumas outras condições favoreceram os países ibéricos ( Portugal e Espanha) na expansão marítima, entre elas:
Imagem sem legenda
A)A existência de uma burguesia mercantil forte, responsável pelo financiamento e administração marítima sem a participação do Estado.
B)Um sólido conhecimento das rotas do Oceano Atlântico, apesar de não existir instrumentos seguros de navegação.
C)A centralização política e administrativa dos Estados português e espanhol, em torno de monarquias absolutistas.
D)A disponibilidade de muitos marinheiros para as viagens marítimas, além dos poucos riscos que levavam estas viagens para as tripulações das embarcações.
E) A restrição do mercado de especiarias do Oriente, com a busca consequente de novos mercados no Ocidente.

Respostas

respondido por: Leah22
2

Resposta:

Alternativa C : A centralização política e administrativa dos Estados português e espanhol, em torno de monarquias absolutistas.

Explicação:

Perguntas similares