TEXTO 2
Millôr Fernandes, autor de frases antológicas, diz com irreverência: “Todo homem nasce original e morre plágio”. O Direito Autoral não exige novidade absoluta, mas apenas originalidade, visto que o criador recebe influências do contexto histórico-social em que vive.
Já podemos afirmar com segurança: não existe plágio de idéias, porque as idéias em si não são objeto de proteção (LDA-98, art. 8º, I). Elas são inapropriáveis, têm “trânsito-livre”, pertencem a todos, são da coletividade. A forma dada às idéias, contudo, é pessoal. Não se pode confundir, portanto, algo de todos com algo de cada um. Todo ato de criação, ao mesmo tempo em que se alimenta do acervo cultural de um povo, é, antes de tudo, um ato eminentemente pessoal.
O Direito Autoral protege a idéia materializada, que adquire forma pelo traço característico do autor, pela sua feição pessoal. Exemplificando: os manuais sobre Metodologia da Pesquisa trazem idéias (conteúdos) semelhantes. O que a lei autoral protege é a forma dada a essas idéias. A “roupa” com que o criador veste as idéias é que é digna de proteção. O molde dado às idéias representa a personalidade do autor, o seu toque original, à sua maneira de dizer o conteúdo da disciplina. O Direito Autoral nasceu para estimular a criação, e não para engessá-la. Obras semelhantes podem perfeitamente coexistir de forma harmônica, sem a incidência de plágio. É preciso estar atento àqueles que, em tudo e em todos, vêem a caracterização de plágio. O exagero existente na “plagiofobia” merece rechaço. Ir além do verdadeiro alcance da proteção autoral fere, inclusive, o direito de livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, previsto na Carta Magna (art. 5º, IX).
MORAES, Rodrigo. Plágio na pesquisa acadêmica: a proliferação da desonestidade intelectual.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para reivindicar os direitos autorais de uma produção, é imprescindível que seja respeitado o aspecto da originalidade.
PORQUE
II. Embora as ideias do autor possam sofrer influências do contexto em que ele está inserido, a forma dada à ideia deve ser nova, original.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Anexos:
mmadrossi:
Eu respondei "As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I"...
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Eu acredito que essa seja a afirmativa que melhor se encaixa como resposta. Espero ter ajudado.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás