A frase “Há amigos e “amigos”...”, presente no primeiro quadrinho, possui aspas que indicam a função de *
a) destacar que o personagem está pensando durante a fala.
b) introduzir uma explicação sobre a palavra “amigos”.
c) dar um destaque a um outro sentido para “amigos”.
d) indicar continuidade no quadrinho seguinte.
Respostas
Resposta:
correto letra C..........
Resposta:
Oi Boa tarde!!
A resposta seria a letra C
Explicação:
No sentido dessa frase, o "amigos" pode significar amigos falsos ou apenas colegas, mudando o significado da palavra, portanto, dá a entender que é a opção C...
Para entender essa questão, precisamos saber o significado das aspas e onde coloca-las:
As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso.
Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.
Segue abaixo alguns exemplos sobre o uso das aspas:
******Enfatizar Discursos
Enfatizar DiscursosPara enfatizar palavras ou expressões, utiliza-se as aspas, por exemplo: Que “Deus” é esse? Outro caso da utilização das aspas é quando o locutor pretende ironizar algo, por exemplo:
Enfatizar DiscursosPara enfatizar palavras ou expressões, utiliza-se as aspas, por exemplo: Que “Deus” é esse? Outro caso da utilização das aspas é quando o locutor pretende ironizar algo, por exemplo:Após encontrar o vaso quebrado, minha mãe disse: Muito “bonito” o que você fez.*******
(os aspas da frase da sua questão estão sendo usados para enfatizar um discurso).
Citações Diretas
Empregada para citar algum discurso proferido pelo próprio autor, utiliza-se as aspas antes e após o discurso:
Segundo o Presidente da República: “Iremos combater a crise”.
Estrangeirismo
O estrangeirismo (também chamado de neologismo estrangeiro) é o uso muito frequente de palavras estrangeiras que, por vezes, são acrescidas ao dicionário dependendo do uso, por exemplo, show, chat, web, dentre outros.
Geralmente quando usamos palavras estrangeiras no texto devemos colocar as aspas ou quando digitamos no computador, o itálico, por exemplo:
Esperamos o “feedback” da professora.
Neologismo
Quando uma palavra é criada dentro de um texto, por exemplo, um conceito novo, ela aparece entre aspas, com o intuito de demostrar que aquele termo foi criado, sendo, portanto, um vocábulo que ainda é inexistente nos dicionários, por exemplo:
Essa noite vamos “caetanear” muito no show de Caetano Veloso.
Gírias
Quando na produção textual são empregadas as expressões populares, denominadas de gírias, utiliza-se as aspas, por exemplo:
A Cibele disse que “não rolou” as vendas de bilhetes. (A expressão destacada significa na linguagem denotativa que não aconteceu.)
Citar Obras
Quando queremos citar no texto o nome de uma obra, artigo, dissertações, teses, capítulos de livro, filmes, dentre outros, devemos utilizar as aspas (e ainda, o itálico), por exemplo:
A “Gioconda” é a obra mais famosa de Leonardo Da Vinci; O autor relata em seu artigo intitulado “Memórias de um Soldado”, sua vida durante a guerra.