• Matéria: Sociologia
  • Autor: mariaeduarda05950
  • Perguntado 4 anos atrás

4) Harold Garfinkel buscava compreender as práticas ordinárias da interação cotidiana a partir da relação entre o ator e a situação vivenciada. A compreensão de tais práticas não busca promover uma ruptura com o senso comum e baseia-se nas propriedades indiciais do intercâmbio linguístico, que revelam a existência de um saber social comum. A corrente teórico-metodológica que corresponde a essa descrição é:

a) ( ) o Interacionismo simbólico.

b) ( ) o Estruturalismo.

c) ( ) a Dramaturgia social.

d) ( ) a Etnometodologia.

e) ( ) a Fenomenologia.

Respostas

respondido por: juliellenluizcunha
2

A resposta correta em relação à corrente teórico-metodológica de Harold Garfinkel é a letra D: Etnometodologia.

Harold Garfinkel foi um sociólogo estadunidense do século XX que se destacou na sociologia pela criação da corrente "Etnometodologia", que busca compreende as construções sociais dentro da convivência e cotidiano dos indivíduos.

Para Garfinkel, é necessária uma visão compreensiva da realidade e não exatamente explicativa, sendo possível identificar os fatos sociais por meio da observação da realidade dos indivíduos.

Alguns conceitos importantes na etnometodologia são a retabilidade e prática/realização. A retabilidade diz respeito a característica que permite às pessoas tornarem suas ações racionais compartilháveis e a prática/realização é o embasamento do senso comum nas ações das pessoas.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas similares