1) Quais os principais interesses econômicos dos europeus no processo de expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI?
2) Quais os sentimentos europeus e os fatos históricos relacionados às grandes navegações?
3) Por que os europeus estavam com dificuldades no comércio do Mar Mediterrâneo? Qual a solução encontrada para esse problema econômico?
4) Qual o primeiro país europeu a realizar as grandes navegações da época moderna? Por quê?
5) Qual navegador, financiado pelo reino espanhol, teve uma proposta ousada para competir com Portugal nas navegações? Qual a proposta da viagem dele?
Respostas
Resposta:
1- Eles procuravam por riquezas como o ouro, novas rotas pelo mar e especiarias.
2- Inicialmente eles tinham medo de explorar novos locais. Pois pensavam que a Terra era plana e que no final do oceano acabariam caindo em uma espécie de abismo. Como ninguém podia se opor os dogmas católicos, para não serem mortos, muitos evitavam a falar sobre a possibilidade de haver mais lugares ainda desconhecidos.
3- Eles estavam com dificuldades porque o controle do oferecimento das mercadorias (temperos, pimenta, cravo, canela, tecidos, etc) estava nas mãos apenas dos comerciantes italianos - principalmente das cidades de Gênova e Veneza - e dos mulçumanos, que mantinham estreitas relações comerciais. Isto ocorria pelo fato do comércio entre o Oriente e a Europa ser realizado predominantemente pelo Mar Mediterrâneo.
A solução foi a expansão marítima. Pois antes os europeus navegavam apenas pelo mar Mediterrâneo e pelos mares do norte europeu, desconhecendo rotas marítimas nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico.
4- Portugal. Pois, ele possuía as condições necessárias para iniciar as grandes navegações.
5- Os espanhóis financiaram a expedição de Cristóvão Colombo. Ele disse que iria encontrar um rota para as Índias, que era a terra do ouro e das especiarias. Contornando a África.
(Porém ao invés de chegar na Índia ele chegou ao Brasil. Território ainda desconhecido na época)
Bons Estudos!