Respostas
Resposta:
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi uma das mentes mais geniais que o mundo já teve. Apesar de ser mais conhecido pelas suas pinturas, ele também exercia atividades como cientista, matemático, inventor, engenheiro, botânico, poeta e músico.
Não há assim tantos registros de sua vida e, em termos de quadros, por exemplo, cerca de apenas vinte ainda restam espalhados pelo mundo. Neste artigo, faremos uma breve viagem pela vida deste homem que revolucionou a história de várias formas.
As obras iniciais de Leonardo da Vinci
Pouco se sabe da infância e adolescência do mestre. Apenas que foi filho de uma relação ilegítima, e viveu muito pouco com a mãe, sendo desde os cinco anos sustentado pelo pai, um tabelião. O seu sobrenome, da Vinci, é apenas o nome da cidade italiana em que nasceu.
Aos quatorze anos Leonardo já vendia pequenas pinturas. Aos dezesseis, passou a ser aprendiz do pintor Andrea del Verrocchio, em Florença, na Itália. Poucos anos depois, quando tinha vinte e poucos anos, é que se tem notícia do seu primeiro quadro famoso.
Os últimos anos de vida de Leonardo foram na França onde, a convite do amigo e aprendiz, conde Francesco Melzi, vivia em um pequeno castelo em Amboise, no vale do Loire. Foi lá que morreu aos 67 anos de idade, supostamente de sequelas de um derrame cerebral.
Além das obras citadas abaixo, também é atribuída à da Vinci a autoria por outras importantes invenções como uma espécie de helicóptero, o paraquedas, uma roupa de mergulho, entre outros.