A chegada dos portugueses ao Brasil ocorreu em 22 de abril de 1500. Neste dia, navegantesliderados por Pedro Álvares Cabral desembarcaram na região da atual cidade de Porto Seguro. Lápermaneceram do dia 22 de abril a 2 de maio de 1500. O principal testemunho escrito da chegadados portugueses foi o relato do escrivão Pero Vaz de Caminha, que passou à história como a"Carta de Caminha".Sobre a chegada dos imigrantes europeus e africanos ao Brasil é INCORRETO afirmar:
a) A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco.
b) É impossível precisar o número de escravizados trazidos durante o período do tráfico negreiro, do século XVI ao XIX, mas admite-se que foram cerca de 4 milhões de negros trazidos da África para mandarem nas fazendas e serem os proprietários majoritários mandando nos portugueses e espanhóis.
Respostas
Resposta:
1- c) É impossível precisar o número de escravizados trazidos durante o período do tráfico negreiro, do século XVI ao XIX, mas admite-se que foram cerca de 4 milhões de negros trazidos da África para mandarem nas fazendas e serem os proprietários majoritários mandando nos portugueses e espanhóis.
2-d) Da região nordeste para a região sudeste, em virtude da decadência econômica do nordeste após o início da corrida do ouro.
Explicação:
Sobre a chegada dos imigrantes europeus e africanos ao Brasil é INCORRETO afirmar que é impossível precisar o número de escravizados trazidos durante o período do tráfico negreiro, do século XVI ao XIX, mas admite-se que foram cerca de 4 milhões de negros trazidos da África para mandarem nas fazendas e serem os proprietários majoritários mandando nos portugueses e espanhóis. Letra C.
Esta afirmação encontra-se incorreta, pois como sabemos, os negros africanos escravizados eram trazidos ao Brasil a fim de servirem de mão-de-obra forçada em locais variados (indústrias, plantações, comércios, serviços domésticos, etc), e não para mandarem nos imigrantes europeus.
Em relação ao número estimado de pessoas escravizadas, a afirmativa está correta, porém, a assertiva mostra uma contrariedade do que realmente era o sistema escravocrata, que não só era humilhante para pessoas que tinham seu destino traçado sem poder fazer nada, mas que também maltratava o corpo físico dessas pessoas, ao submetê-las a jornadas de trabalho desumanas.
Alguns africanos já tinham sua finalidade definida ainda na África ao serem vendidos por seus próprios conterrâneos, ou já em terras brasileiras, quando eram escolhidos para preencher "vagas de trabalho" onde fosse preciso.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/8465924
Bons estudos!