A exclusão geográfica e a dificuldade na mobilidade e locomoção muitas vezes dificulta o acesso à escola por parte de crianças residentes em áreas rurais. Além desses fatores, outros eventualmente podem interferir na educação formal dessas crianças, como o nível de escolaridade dos pais, o trabalho infantil, a ausência de renda, os problemas de saúde, entre outros.
Sabendo disso, veja a seguinte situação:
Descrição da imagem não disponível
Elabore uma proposta de atendimento que busque assegurar o direito dessas crianças e adolescentes à política de educação.
Respostas
Resposta:
geográfica e a dificuldade na mobilidade e locomoção muitas vezes dificulta o acesso à escola por parte de crianças residentes em áreas rurais. Além desses fatores, outros eventualmente podem interferir na educação formal dessas crianças, como o nível de escolaridade dos pais, o trabalho infantil, a ausência de renda, os problemas de saúde, entre outros
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Inicialmente é importante conhecer a realidade vivenciada por esses usuários, buscando inclusive apresentar o número total de crianças que tem tido o acesso à escola prejudicados. Tendo conhecimento dos principais fatores que levam a essa situação, pode-se traçar uma estratégia para resolução ou ao menos tentar minimizar os impactos para essas crianças.
Dentro dessa estratégia, pode-se: a) buscar resguardar o transporte para conduzi-las à escola, com presença de monitores para acompanhar as crianças; b) buscar parcerias com as escolas para desenvolver um trabalho de orientação junto aos pais sobre a importância da educação formal enquanto direito das crianças; c) mostrar a necessidade de reorganização da vida diáriapara impedir que crianças faltem às aulas por terem que acompanhar os pais no trabalho; e até mesmo formar uma d) parceria com o setor da saúde para trabalhar os principais problemas de saúde vivenciados pelos pais, a fim de solucionar os principais fatores que estão dificultando o acesso das crianças à escola.
Explicação: