3. Ao observar as obras acima percebemos que não seguem um padrão realista. De que forma as figuras estão representadas?
4. As características expressionistas das obras de Anita Malfatti incomodaram a elite conservadora da época. Pesquise sobre esse estilo expressionista e anote as suas principais características abaixo:
5. Conheça um pouco mais sobre Anita Malfatti e a sua importância para o Modernismo Brasileiro.
Faça uma pesquisa sobre a sua biografia e escreva os aspectos mais importantes:
Por favor alguém me ajuda!!!!
;)
Respostas
Resposta:
3. Em boa parte dos quadros da pintora. Anita cria um retrato inanimado e realça (através da
deformação) as feições do seu protagonista.
4. Entre as principais características da arte expressionista, destaca-se a distorção linear, isto é, os traçados espessos e angulosos das formas retratadas, seja de seres humanos, seja de objetos, o que produz uma simplificação radical das formas.
5. Sua primeira exposição individual ocorreu em 1914, em São Paulo, mas a de 1917 é a mais famosa, devido à sua importância para o modernismo brasileiro.
Em 1917, Anita reuniu 53 de suas obras com forte tendência expressionista, a fim de expor individualmente em São Paulo na “Exposição de Pintura Moderna Anita Malfatti”. Esse evento tornou-se um marco do movimento modernista no Brasil. Esses artistas defendiam as ideias da Semana de Arte Moderna
A pintura dela em si não é feia, mas é bem criticada por vários motivos, um deles é quando Monteiro Lobato publicou um artigo intitulado “Paranoia ou mistificação?”, no qual questionou a necessidade de se criar uma arte moderna.
A pintura da Artista Anita Malfatti é bastante criticada por seu significado.