Os donatários tinham como função administrar e controlar as terras invadidas para e pela Coroa portuguesa. Eles podiam até mesmo criar leis. Como essas terras eram grandes extensões (latifúndio), dividiram as Capitanias Hereditárias em lotes menores, chamados sesmarias. Muitos portugueses ganharam terras com essa situação e com isso, prestígio. Indígenas e africanos escravizados não tiveram direito algum sobre essas terras. Alguns portugueses chegaram a desenvolver Engenhos e passaram a plantar a cana. Essa economia foi a segunda grande riqueza explorada pela Coroa portuguesa. Enquanto os engenhos se desenvolveram, os escravos africanos, sequestrados de suas famílias na África, sofreram vivendo a trabalhar forçado. Leia atentamente as frases abaixo e marque apenas a alternativa incorreta. *
a) O engenho, a grande propriedade produtora de açúcar, era constituído, basicamente, por dois grandes setores: o agrícola - formado pelos canaviais -, e o de beneficiamento - a casa-do-engenho, onde a cana-de-açúcar era transformada em açúcar e aguardente.
b) A senzala era uma linda construção onde os escravos descansavam.
c) As senzalas eram grandes alojamentos rústicos, com poucas janelas para evitar a fuga e insalubres, que se destinavam à moradia dos escravos nos engenhos e fazendas do Brasil Colônia e do Império do Brasil entre os séculos XVI e XIX.
d) A casa-grande foi casa de morada, vivenda ou residência do senhorio nas propriedades rurais do Brasil colônia a partir do século XVI. Tudo no engenho girava em torno da casa-grande, sendo ela uma espécie de centro de organização social, política e econômica local.
Respostas
respondido por:
1
Explicação:
B é incorreta, os escravos não tinham um local "bonito de descanso"
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás