Leia o diálogo entre Menipo e Hermes para responder à questão O diálogo, desenvolvido entre as personagens Menipo e Hermes, faz parte do livro Diálogo dos Mortos, do escritor Luciano de Samósata. Menipo – Onde estão os belos e as belas, Hermes1? Leva-me até eles, pois eu sou novato aqui. Hermes – Não tenho tempo, Menipo. Mas, olha aquilo ali, à direita: ali está Jacinto, também Narciso e Nireu e Aquiles2 ; e ainda Tiró, Helena3 , Leda, em suma, todas as beldades antigas. Menipo – Eu estou vendo só ossos e crânios desprovidos de carnes, a maioria desses semelhantes. Hermes – Contudo, aqueles são os ossos que todos os poetas admiram e que tu pareces desprezar. Menipo – Mesmo assim, mostra-me Helena, pois eu não saberia reconhecê-la. Hermes – Esse crânio aí é Helena. Menipo – Então é por causa disso aí que foram lotados milhares de navios da Grécia inteira e tombaram tantos gregos e bárbaros, e tantas cidades foram arrasadas! Hermes – Mas, Menipo, tu não viste essa mulher em vida; senão tu também terias dito que não merece castigo “sofrer dores por muito tempo por uma mulher”, porque também as flores secas, se alguém as contempla depois que elas perdem o viço, é evidente que lhe parecerão murchas; mas enquanto florescem e mantêm o colorido, elas são muito belas. Menipo – Pois é isso mesmo que me causa admiração, Hermes: que os Aqueus4 não perceberam que estavam sofrendo por uma coisa tão efêmera e tão facilmente perecível.Luciano de Samósata, Diálogo dos Mortos. Trad. Henrique G. Murachco. Edusp: São Paulo, p. 67. 1. Hermes: divindade grega posteriormente assimilada à representação do deus Mercúrio, pela mitologia romana. Na cena, Hermes entrega as almas a Caronte, que se encarrega de fazê-las atravessar o Aqueronte, rio que separa o mundo dos vivos e dos mortos. 2. Aquiles: filho de Peleu e Tétis, o mais valente dos heróis na guerra de Troia, de cabeleira dourada. É jovem, forte e belo. Morre em plena juventude; por isso ele está ao lado de beldades, tais como Jacinto e Narciso. 3. Helena: mulher de Menelau, raptada por Páris, filho de Príamo, rei de Troia, foi a causa da guerra que levou ao Hades milhares de almas de heróis, segundo Homero. 4. Aqueu: relativo aos aqueus, um dos quatro ramos do povo grego antigo, ou indivíduo dos aqueus, relativo à Acaia (antiga Grécia), ou ao seu natural ou habitante.Luciano de Samósata, escritor grego do século II, mistura em sua obra dois gêneros diferentes: a Comédia, destinada ao riso; e o Diálogo, destinado às reflexões filosóficas. Sobre o conteúdo reflexivo-filosófico do diálogo transcrito, depreende-se corretamente que *
3 pontos
a) questiona as ações realizadas em vida para se alcançarem beleza e poder, uma vez que apenas os verdadeiros heróis, como Aquiles, são capazes de os manter na morte.
b)expõe a importância da guerra para conseguir reconhecimento, já que, sem alguém para se lembrar dos heróis, a morte lentamente apaga suas grandes obras.
c)critica a falta de objetividade de grandes líderes guerreiros, como Aquiles e Hermes, cuja atuação na Guerra de Troia levou milhares à morte.
d)reflete sobre a validade das ações dos seres humanos para alcançar reconhecimento e beleza, condições perdidas após a morte.
e)tem por objetivo criticar a vaidade excessiva de grandes líderes e intelectuais cuja morte aumenta ainda mais suas riquezas
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Alternativa D) Reflete sobre a validade das ações dos seres humanos para alcançar reconhecimento e beleza, condições perdidas após a morte.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás