Respostas
Resposta:
1. Textos sagrados A ToráLivro sagrado do judaísmo
2. A linguagem• A preocupação de conservar e divulgar informações resultou no sistema de linguagem e escrita desenvolvidas pela humanidade. Através delas passamos da pré- história para a História.• Assim também aconteceu nas religiões de onde surgiram os diversos textos que são chamados de sagrados.
3. O texto sagrado para os Judeus • O texto sagrado para o Judaísmo apresenta o desenvolvimento da comunidade e tem como finalidade preservar os costumes e a tradição entre as gerações. • Ao seguir o texto sagrado a comunidade judaica acredita estar seguindo a voz de Deus, a doutrina e a ética.
4. Êxodo do povo HebreuEntão Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar porum forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águasforam partidas.E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhescomo muro à sua direita e à sua esquerda. Ex 14, 21-22.
5. A Torá• A Torá foi transmitida por Deus a Moisés, após ter permanecido 40 dias e 40 noites sem comer, dormir ou beber.• Foi ensinada ao povo e seu conteúdo foi escrito na íntegra, para que jamais fosse esquecido e permanecesse imutável.• O rolo da Torá que é aberto e lido na sinagoga . Escrito com uma técnica especial em pergaminho de couro de animal e tinta à pena. Qualquer letra a mais ou a menos, falhada ou apagada, invalida todo o rolo da Torá e sua santidade, por isso deve ser periodicamente revisada.
6. Precisão da Torá• São 304.805 letras e 79.976 palavras, contidas na Torá. O meticuloso processo de copiar um rolo à mão leva mais de duas mil horas de trabalho em tempo integral, por um ano. Para eliminar qualquer chance de erro humano, o Talmud enumera mais de vinte fatores relevantes para que um rolo de Torá possa ser considerado apto. Este é o sistema de segurança embutido na Torá. Se faltar algum destes fatores, não terá a santidade necessária nem poderá ser usada para leitura em público.
7. • Para os judeus, Moisés escreveu todos os cinco livros da Torá. As passagens que se referem a ele aparecem na terceira pessoa, pois cada uma de suas palavras foi ditada por Deus.• A Torá é também denominada pelos seguintes nomes: Leis de Moisés, Chumash ou Pentatêuco. É composta por cinco livros: Bereshit (Gênesis), Shemot (Êxodo), Vayikra (Levítico), Bamidbar (Números) e Devarim (Deuteronômio).
8. Hoje é importante saber quemescreveu um livro e a data em quefoi publicado. A Bíblia é umconjunto de 73 livros. Em cada livrocolaboraram autores diferentes, emgrande parte desconhecidos, e queviveram em época diferente.Podemos dizer que os livros daBíblia são obra de um povo quefala da sua fé, vivida ao longo dosséculos.
9. Quando foi escrita … Enquanto um livro pode ser escrito em dois, três meses … A Bíblia demorou mais de mil anos! Os primeiros livros (TORAH) começaram a ser passados à escrita no tempo dos Reis David e Salomão (IX-X Séc – V sec. a.C.) e terminou, com o Novo Testamento, por volta do ano 100 depois de Cristo. O A.T. terminou acerca de 50 anos antes da vinda de Jesus Cristo. Não foi difícil escrevê-la … Foi escrita por etapas, além disso, tem como “autor” Deus!
10. A Meia-lua fértil Síria Caldeia e Suméria (Iraque) Canaan Egipto Sinai
11. O povo da Bíblia A Bíblia nasceu no meio de um povo: o povo de Israel. Este povo relatou, ao longo dos séculos, a sua história, as suas reflexões, a sua sabedoria e a sua oração.
12. Em 1850 (?) a.C. Abraão e a suafamília eram migrantes, vindos daMesopotâmia, Ur de Caldeia (Iraque)(Gn 12-50) Mais tarde foi acrescentada a pré-história bíblica (Gn 1-11)
13. Da Tradição oral à escrita A Revelação de Deus à humanidade transmitiu-se, durante muitos séculos, através da “tradição oral”. Os pais contavam aos filhos as histórias do passado que deram origem ao povo. A Escritura começa a ganhar corpo durante o reinado de David e Salomão (X-IX séc. a.). Mas, já antes circulavam alguns relatos escritos: o Código da Aliança (Ex 20,22- 23,33); o Decálogo (Ex 20,2-17) … Voltaremos mais para frente sobre este assunto.
Explicação: