• Matéria: Química
  • Autor: myllenasanthos2
  • Perguntado 4 anos atrás

Você conhece o lixão de Serra Grande, em Taperoá-Ba? De que maneira o descarte do lixo da cidade nesse lugar pode interferir na natureza​


Miihsy: encontrei alguém da minha cidade :0

Respostas

respondido por: joaoveneziani
0

Resposta:

Tudo oque eu sei.

Explicação:

Contaminação do solo: A matéria orgânica em decomposição (como os restos de comida), os produtos com substâncias tóxicas e os organismos causadores de doença podem tornar o solo contaminado. Imagine, por exemplo, que as fezes de uma pessoa infectada por uma verminose foram lançadas diretamente no solo sem nenhum tipo de cuidado. Os vermes contidos nas fezes podem, então, ficar naquele local, contaminando-o.

Contaminação do lençol freático: O lixo, ao se decompor, forma uma substância escura e de odor desagradável chamado chorume. Nos lixões, esse líquido é produzido naturalmente e pode contaminar a água subterrânea, tornando-a imprópria para o nosso uso.

Produção de gases tóxicos e malcheirosos: A decomposição do lixo produz gases que podem também causar danos à saúde. Esses gases podem provocar focos de incêndio que soltam fumaça tóxica.

Atração de animais que transmitem doenças: O lixo é um local ideal para a sobrevivência de animais como baratas e ratos. Além disso, o material descartado nos lixões pode acumular água e, consequentemente, virar um criadouro para mosquitos, como o Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue e zika.

Espero ter ajudado ^_^!

Perguntas similares