• Matéria: Filosofia
  • Autor: liviamagno
  • Perguntado 4 anos atrás

Como explicar que o Brasil é a nona economia do mundo, sendo que 16 milhões de pessoas permanecem na pobreza extrema?

Respostas

respondido por: cleidianelimaferreir
1

Explicação:

número de brasileiros em situação de extrema pobreza aumentou 11,2% de 2016 para o ano passado, aponta um levantamento realizado a partir da Pesquina Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) do IBGE, divulgado nesta semana.

Crise empurrou 4,1 milhões de brasileiros para a faixa de pobreza em 2015

De acordo com o estudo, da da LCA Consultores, ao todo, 14,83 milhões de pessoas viviam com até R$ 136 mensais em 2017, linha de corte adotada pelo Banco Mundial para países de desenvolvimento médio-alto e seguida pelos pesquisadores. Em relação a 2016, o número de pessoas em extrema pobreza no país aumentou em 1,49 milhão.

Tais dados contrastam com os indicadores macroeconômicos. Após dois anos de retração, o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 1% em 2017, enquanto a inflação oficial fechou o ano em 2,95%, a menor taxa desde 1998. O que explicaria, então, a piora na renda de brasileiros que já vivem com pouco?

De acordo com economistas de diferentes correntes ouvidos pela DW Brasil, a análise do tema passa, necessariamente, pela taxa de desemprego. No ano passado, a desocupação média ficou em 12,7%, a maior taxa registrada desde 2012.

Bruno Ottoni, pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e do IDados, recorre à evolução demográfica da população brasileira para detalhar a trajetória negativa tanto da renda quanto do desemprego, apesar do crescimento econômico.

Perguntas similares