Respostas
Resposta:
O cenário marcado por grandes transformações na história, favoreceu o surgimento de novas tendências artísticas e a adesão de outras concepções estéticas. Essas mudanças originaram o movimento modernista com sua Arte Moderna.
Os artistas sentiram a necessidade de produzir obras que dialogassem com a realidade do momento atual: marcos como a Revolução Russa em 1917, que provocou uma gama de mudanças nas bases sociais e econômicas; o fim da Grande Guerra; a abolição da propriedade privada; o fim dos privilégios da nobreza; e a expansão e progresso tecnológico, científico e cultural, foram determinantes para as novas formas de expressar a arte.
Bastante presente nas obras modernistas, a subjetividade herdada pelo Modernismo vêm das teorias freudianas. Os artistas incorporam à Arte Moderna conceitos da experiência subjetiva que se baseava na relação das partes da mente, abordados por Sigmund Freud em suas teorias psicanalistas.
Embora a estética da subjetividade tenha sido inaugurada pelas vanguardas, o Modernismo evidencia essa tendência. Afinal, tal qual as vanguardas que provocaram uma ruptura com a tradição cultural do século XIX, o Modernismo rompeu com o tradicionalismo no século XX. O movimento modernista teve destaque em nomes nos mais diversos segmentos artísticos.
Explicação: