Respostas
Resposta:
Sócrates(469 - 399 a.c.) era um filósofo ateniense do período clássico da Grécia antiga. Sócrates era um filósofo que usava do diálogo e da discussão. Já fazia perguntas como se não soubesse acerca de nada, essa tática foi nomeada cinismo socrático.
Durante os seus diálogos, Sócrates costumava levar as pessoas a verem os pontos fracos de suas próprias reflexões. A pressão feita por Sócrates levava as pessoas a raciocinar, reconhecer e diferenciar o que estava certo do que estava errado.
Segundo a ideologia de Sócrates, a tarefa do filósofo seria a de ajudar as pessoas a formarem opiniões próprias, porém mais acertadas. Sócrates é considerado o pai da filosofia ocidental.
É certo que Sócrates foi um homem de coragem! A coragem não está imediatamente ligada no êxito da vitória ou no vencimento do que nos desafia ou mesmo nos coloca em iminente risco. A coragem está primordialmente em nós mesmos como Sentido do possível: abre-nos para a tentativa, o esforço e trabalho, para a criação do próprio modo de viver a condição humana. A coragem nos diz: Este é o caminho, avance!
Sócrates foi declarado pelo oráculo de Delfos “o mais sábio dos homens”. Mas como teria Sócrates interpretado o oráculo da divindade? A resposta é que Sócrates não interpretou o oráculo de Delfos no sentido de já possuir a sabedoria, mas no sentido de está corajosamente buscando ela.
Condenado pelo tribunal de Atenas , por estar a viver ensinando aos jovens a coragem de serem filósofos, poderia ter a absolvição, mas precisaria desistir do ensino dessa aprendizagem. Sócrates, contudo, não quis uma salvação resgatada pela fuga e covardia.
“Alguém talvez pergunte: ‘não te pejas Sócrates, de te haveres dedicado a uma ocupação que te põe agora em risco de morrer?’ Eu lhe daria uma resposta: ‘Estás enganado, se pensas que um homem de algum préstimo deve pesar as possibilidades de vida e de morte, em vez de considerar apenas este aspecto de seus atos: se o que fez é justo ou injusto, de homem de coragem ou covardia’’’(Apol.,28b).
“Atenienses, eu vos sou reconhecido e vos quero bem; mas obedecerei antes a Deus que a vós; enquanto tiver alento e puder fazê-lo, jamais deixarei de filosofar”(Apol.,29b)
Algumas das famosas frases de Sócrates são:
Conhece a ti mesmo;
Só sei que nada sei;
Só quem faz o que é certo pode ser considerado um ser humano de verdade;
Assentar a existência no mundo é um difícil combate. A disposição afetiva que nos guia e nos mantém firmes nesse combate é a coragem. A coragem e o amor pela filosofia eram as maiores armas de Sócrates.
“Evita de te prender a fazer coisa qualquer, a não ser o que é direito: Faze-o com coragem; não pares no simplesmente possível. Agarra somente o que é real. Nunca te percas na fuga de meras idéias, porque na ação, somente, se acha a liberdade. Abandona o vacilar medroso e enfrenta a tempestade do que acontece lá fora…”(Bonhoeffer, D. Resistência e submissão. Rio, 1980, p.179).
Foi essa vontade de Sócrates de ensinar a filosofia e ajudar as pessoas a construírem suas próprias opiniões acerca do certo e errado, que permitiu o desenvolvimento do pensamento crítico e o surgimento de uma nova geração de filósofos dispostos a confrontar a ignorância lançando a luz da razão sobre o breu da incerteza. Graças a o seu legado, hoje temos aulas de filosofia, por mais que lutem para removê-la da grade curricular, nós jamais deixaremos, porque enquanto essa mente pensar e este coração pulsar nós nunca fugiremos da luta.
Explicação: