por que os filosofos sofistas ganharam uma visao pejorativa?
Respostas
Resposta:
Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. Protágoras foi um dos mais importantes sofistas.
Na Grécia Antiga, haviam professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas. A principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida política. Tudo o que temos desses professores são fragmentos e citações e, por isso, não podemos saber profundamente sobre o que eles pensavam. Aquilo que temos de mais importante a respeito deles foi aquilo que disseram seus principais adversários teóricos, Platão e Aristóteles.
Eles eram chamados de sofistas, termo que originalmente significaria “sábios”, mas que adquiriu o sentido de desonestidade intelectual, principalmente por conta das definições de Aristóteles e Platão. Aristóteles, por exemplo, definiu a sofística como "a sabedoria (sapientia) aparente mas não real”.
Resposta:
Pois eles usavam um modo de fala que pode ser considerado abusivo e manipulador, porque prestavam mais convencer os ouvintes do que ensina-los
Assim, perderam sua fama rapidamente devido ao estilo um tanto quanto duvidoso
Assim os filósofos da época ganharam seu destaque com uma forma interessante e inteligente de informar e passa conhecimento