Em uma cidade, o número de casos de dengue confirmados aumentou consideravelmente nos últimos dias. A prefeitura resolveu desenvolver uma ação contratando funcionários para ajudar no combate à doença, os quais orientarão os moradores a eliminarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A tabela apresenta o número atual de casos confirmados, por região da cidade.
A prefeitura optou pela seguinte distribuição dos funcionários a serem contratados:
10 funcionários para cada região da cidade cujo número de casos seja maior que a média dos casos confirmados.
7 funcionários para cada região da cidade cujo número de casos seja menor ou igual à média dos casos confirmados.
Quantos funcionários a prefeitura deverá contratar para efetivar a ação?
Respostas
Olá, boa noite!
A média é dada por (237 + 262 + 158 + 159 + 160 + 278 + 300 + 278)/8 = 229
Das oito regiões da cidade, cinco delas (oeste, centro, leste, centro-oeste e centro-sul) estão acima da média, ou seja, cada uma delas receberá 10 funcionários; três regiões estão abaixo da média (norte, sul e noroeste) e cada uma delas receberá 7 funcionários. Assim, a prefeitura deverá contratar 5 ⋅ 10 + 3 ⋅ 7 = 71 funcionários.
RESPOSTA = 71
Espero ter ajudado!
Calculamos a média entre as regiões brasileiras, somando os valores e dividindo por 8. Obtemos uma média de 229 casos confirmados por região. Agora, percebemos que, destas regiões, 5 apresentam um número de casos maior que a média, e 3 apresentam número menor. O governo deverá contratar, portanto,
5 x 10 + 3 x 7 = 71 funcionários.