No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua intensamente nos serviços de saúde, o que contribui para a redução de doenças contagiosas como, por exemplo, aquelas adquiridas no ambiente hospitalar.
Existem resoluções que fundamentam a higienização em unidades de saúde, como a RDC n.º 222, de 28 de março de 2018, a qual regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde e faz com que elas, dessa forma, sigam um padrão de qualidade.
Você foi convidado para ser responsável técnico de enfermagem em um hospital de pequeno porte e precisa avaliar a situação atual do lugar, propondo melhorias que afetem positivamente a saúde dos usuários e dos profissionais de saúde.
Durante a visita aos setores, você identificou os seguintes problemas:
- O depósito de materiais perfurocortantes ocupa a capacidade total da caixa de materiais de trabalho, o que obriga os profissionais a empurrarem um material para que outro caiba.
- O produto de limpeza utilizado pela equipe não tem rótulo.
- Não há sabão disponível para a lavagem das mãos.
- Há um vazamento de água ao lado da enfermaria com cheiro que se assemelha a esgoto, o que atrai ratos no período noturno.
Considerando essas informações, responda:
Quais os possíveis problemas de saúde que podem resultar dessas ocorrências?
Cite 3 propostas para amenizar ou eliminar os riscos à saúde que essas situações podem causar.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
- Como possíveis problemas, os profissionais podem sofrer acidentes com os materiais perfurocortantes, além do perigo de intoxicação ou de danos causados pelo uso de saneantes sem registro ou informações. Há, ainda, risco de transmissão de doenças pela falta de sabão para a lavagem das mãos, e a exposição ao esgoto pode acarretar em doenças como a leptospirose.
- Como propostas para amenizar os problemas e os riscos, pode-se capacitar a equipe para prevenir acidentes de trabalho. Deve-se, também, notificar o serviço de prevenção de infecção hospitalar, contatar o serviço de saneamento para resolver o problema do esgoto a céu aberto, solicitar produtos de qualidade para uso hospitalar e notificar os eventos à direção do local ou à Vigilância Sanitária municipal, caso a situação não se resolva.