• Matéria: Geografia
  • Autor: annaasantos86
  • Perguntado 4 anos atrás

1) Faça oque se pede.
a) Quais são as condições básicas para um país ingressar no bloco que forma a União Europeia?
b) Qual a principal diferença entre a UE e a antiga CEE?
c) Cite pelo menos três países europeus que não integram a UE.
2) Reproduza a tabela a seguir em seu caderno e complete-a com o nome de países-membros da União Europeia, conforme o ano de ingresso no bloco.
1957
1973
1981
1986
1990
1995
2004
2007
2013
3) Um dos grandes desafios na Europeia é como lidar como o crescente número de idosos. Veja as noticias a seguir.
a) Quais são os desafios de uma crescente população idosa?
b) Além do envelhecimento da população, qual outro problema apontado no texto vai influenciar negativamente o sistema previdenciário europeu? A que se deve esse problema?
4) Nos últimos anos, grupos radicais contra a União Europeia emergiram na cena política, não só na Grã-bretanha,mas também em outros países. Qual o principal discurso adotado por esses grupos?

Respostas

respondido por: bella085
47

Resposta:

1 A) Para ingressar no bloco, os candidatos precisam atender a três condições básicas: ter uma economia desenvolvida, manter um regime político democrático que respeite os direitos humanos e aceitar a legislação da UE. ... Outras denominações são "Estado-previdência" e "Estado social de direito".

B) A diferença é que a União Europeia é formada pelos países que compõe o bloco europeu, já CEE é um ponto de vista econômico.

C) Rússia, Suíça, Noruega.

2)

1957; ceca

1957; ceca1973; Reino Unido, Irlanda e Dinamarca

1957; ceca1973; Reino Unido, Irlanda e Dinamarca1981 ;Grecia

1957; ceca1973; Reino Unido, Irlanda e Dinamarca1981 ;Grecia1986; Espanha e Portugal

1957; ceca1973; Reino Unido, Irlanda e Dinamarca1981 ;Grecia1986; Espanha e Portugal1990; nenhum

1957; ceca1973; Reino Unido, Irlanda e Dinamarca1981 ;Grecia1986; Espanha e Portugal1990; nenhum1995; Suecia, Firlandia e Australia

1957; ceca1973; Reino Unido, Irlanda e Dinamarca1981 ;Grecia1986; Espanha e Portugal1990; nenhum1995; Suecia, Firlandia e Australia2004; Estonia, Letônia, Lituania etc....

nia, Lituania etc....2007 ;Bulgania e romenia

nia, Lituania etc....2007 ;Bulgania e romenia2013; Croácia

3 A)uma crescente população idosa acaba por diminuir a taxa de natalidade, o que diminui a população e meio que impede o crescimento e o surgimento de novas gerações, além de ter mais gastos com saúde por conta da quantidade de doenças decorrentes da velhice.

B) O outro fator é muito provavelmente a diminuição da natalidade. As famílias e as mulheres em geral na Europa estão adiando suas gravidezes, e quanto mais velhas, menos férteis e mais difícil engravidar. Por isso há vários países que pagam pelos filhos ou aumentam aquele período que as mães tem com os filhos recém-nascidos. Se você pesquisar "país paga taxa por filho" ou algo do tipo, vai achar várias notícias e artigos sobre o assunto.

4) Podemos observar que nas últimas décadas uma série de países tem sido governados por lideranças e políticos que se opõem à União Europeia. A Grã-Bretanha saiu recentemente do bloco econômico, com um acordo que demorou anos para ser de fato estabelecido, mesmo diante da votação da população britânica pela saída.

Podemos observar que nas últimas décadas uma série de países tem sido governados por lideranças e políticos que se opõem à União Europeia. A Grã-Bretanha saiu recentemente do bloco econômico, com um acordo que demorou anos para ser de fato estabelecido, mesmo diante da votação da população britânica pela saída.Podemos dizer que o principal discurso dos grupos que se opõem à União Europeia está pautado em uma ideia de que a U.E. oferece uma intromissão muito profunda nos assuntos internos dos países-membros, o que seria uma violação da soberania nacional e das decisões particulares de cada nação que compõe o bloco.

Explicação:

Espero ter ajudado ☺️❤️

respondido por: martinsdada
7

A União Europeia é um bloco político e econômico formado por 27 países. Para ingressar no bloco, os países devem atender aos critérios de Copenhagan. A Comunidade Econômica Europeia (CEE) estabelecia basicamente um acordo econômico e a livre circulação de pessoas e mercadorias, já a União Europeia determina a atuação do bloco em questões econômicas, políticas, de justiça e sociais e a implementação da união monetária. Alguns países europeus não fazem parte da União Europeia são Islândia, Noruega e Liechtenstein. O principal argumento contra bloco é a perda da soberania nacional. Atualmente, a maior desafio da Europa é o sistema previdenciário.

União Europeia

A União Europeia é um bloco político e econômico constituído por 27 países que visa assegurar a livre circulação de pessoas, bens e serviços, além de promover políticas comuns de comércio e desenvolvimento.

Como um país ingressa na União Europeia?

Os critérios de Copenhagan, definidos em 1993, determinam os critérios de ingresso de países  na União Europeia. A decisão de adesão de um novo país-membro passa por diversas etapas de negociações e deve ser unânime no parlamento europeu.

Os principais critérios para adesão são:

  • Democracia estável;
  • Respeito aos direitos humanos;
  • Estado de direito;
  • Economia de livre mercado;
  • Aceite da legislação da União Europeia.

CEE x União Europeia

A Comunidade Econômica Europeia (CEE) foi fundada em 1957 através da assinatura do tratado de Roma. A CEE era composta por 6 países e estabelecia basicamente um acordo econômico no ramo da indústria e a livre circulação de pessoas e mercadorias.

A União Europeia, por sua vez, foi criada em 1992 e é constituída por 27 Estados-membros. Ela determina a atuação do bloco econômico em questões além das econômicas, mas também políticas, de justiça e sociais e a implementação da união monetária. Alguns países europeus não fazem parte da União Europeia, mas formam a Associação Europeia de Comércio Livre (Islândia, Noruega e Liechtenstein)

Ano de ingresso dos países-membros

  • 1957: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos;
  • 1973: Dinamarca, Irlanda e Reino Unido;
  • 1981: Grécia;
  • 1986: Espanha e Portugal;
  • 1990: nenhum;
  • 1995: Áustria, Finlândia e Suécia;
  • 2004: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Checa;
  • 2007: Bulgária e Romênia;
  • 2013: Croácia.

O sistema previdenciário europeu

O principal desafio gerado pelo aumento da população idosa na Europa é o desequilíbrio do sistema previdenciário. O aumento de idosos em conjunto com a redução da natalidade e aumento do desemprego entre jovens irá diminuir significativamente a população economicamente ativa europeia, dificultando a manutenção da qualidade de vida e de saúde dos idosos.

A saída da União Europeia

Nos últimos anos, o discurso de oposição à União Europeia tem crescido. O principal argumentos dos críticos é a perda da soberania nacional, nos âmbitos político e comercial em troca de poucas compensações.

Leia mais sobre a organização da União Europeia: https://brainly.com.br/tarefa/883946

#SPJ2

Perguntas similares