• Matéria: História
  • Autor: maxvini75
  • Perguntado 4 anos atrás

As obras Primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, e A primeira missa no Brasil, de Cândido Portinari, são pinturas produzidas sobre o mesmo tema e em diferentes momentos da história brasileira. As telas podem ser consideradas narrativas da primeira missa no Brasil e apresentam perspectivas, planos e personagens diferenciados. Após a leitura comparativa de ambas, assinale a alternativa INCORRETA.

a)

Os índios ocupam o primeiro plano da tela de Victor Meireles, cuja intenção era valorizar a cultura indígena e o encontro amigável dos europeus com os nativos.

b)

A cruz e o altar estão centralizados nas duas telas, evidenciando o domínio da cultura e da religiosidade europeias na terra descoberta.

c)

A tela de Victor Meirelles destaca a natureza e os indígenas como espécies de margens que coroam o europeu conquistador, centralizado na pintura.

d)

O painel de Cândido Portinari retrata o rito devocional da missa cristã, mas omite o indígena, o que destaca sua desvalorização na cultura contemporânea.​

Respostas

respondido por: luisphilipegameyt
8

Resposta:

d

Explicação:


damarisjunia3: confia
suzanaribeiro5pd7ik6: tá errado
suzanaribeiro5pd7ik6: letra a
respondido por: denry
5

Resposta:

Alternativa A

Explicação:

Por se tratar da questão incorreta temos:

A (incorreta)

Apesar de haver um destaque dos índios na tela de Meirelles, não há intenção de valorizar a cultura indígena, pelo contrário, através da Missa, ressalta-se a cultura lusitana.

B (correta/“ressalva”)

Na tela de Meireles, a cruz está explicitamente centralizada e evidencia a religiosidade europeia; na tela de Portinari, não há a cruz explícita, ela foi suprimida; mas há o altar centralizado, com a mesma intenção de ressaltar a religiosidade europeia. Sendo a obra de Portinari uma tela que utiliza técnicas cubistas, o que se pode perceber é uma desconstrução da imagem da cruz que pode ser percebida nos elementos geométricos da tela. A questão, portanto, pode gerar uma ambiguidade, pois o leitor pode entender que existe “cruz e altar” distinguidos nas duas telas; e esse entendimento estaria incorreto.

C (correta)

No centro da tela de Meirelles, há destaque para os lusitanos e a celebração eucarística; enquanto a imagem brasileira (natureza e índio) funcionam como uma espécie de moldura para a imagem.

D (correta)

Portinari faz uma releitura crítica da tela de Meirelles, retirando o índio, como uma forma de crítica ao processo de catequização.

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