• Matéria: História
  • Autor: aghathasilva001
  • Perguntado 4 anos atrás

Questões

1- Qual seria o significado da palavra “obvio” no primeiro texto para o historiador? Faça uma reflexão sobre a ideia do autor, em relação à civilização, poder e imperialismo.

2- Por que para o autor do segundo texto, a Civilização é a esperança do futuro da espécie humana? Você concorda com a conclusão que o texto propõe. Argumente.

3- Pesquise sobre os pensamentos de Theodor Adorno e Max Horkheimer(ambos alemães) e dê sua explicação sobre a frase abaixo, relacionando com o terceiro texto:

“A terra totalmente esclarecida resplandece sob o signo de uma calamidade triunfal”.

Respostas

respondido por: Aryannn
0

Resposta:

qual o texto :!ᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠᅠ


aghathasilva001: vou mandar o texto
aghathasilva001: vou mandar em partes
aghathasilva001: texto: SOBRE OBIVIO nosso tema obvio. Acho mesmo que o cinetistas trabalham com o óbvio. O negócio deles -nosso negócio-e lidar com o obivio[...] ir tirando os véus, desvendando, a fim de revelar a obviedade do óbvio. O ruim desse procedimento é que parece um jogo sem fim. de fato só conseguimos desmascarar uma o verdade para descobrir outras, mais obvias ainda. [...]
aghathasilva001: uma terceira obesidade que vocês conhecem bem, por ser patente, o que os negros são inferiores aos brancos. eles fizeram uma esforço danado para ganhar a vida, mas não acendem como gente, sua situação de inferioridade social e cultural tão visível, tão evidente, O que é óbvia. Pois não é assim, dizem os cientistas. Não e assim, não. É diferente! Os negros foram inferiorizados.
aghathasilva001: foram e continuam sendo postos nessa posição de inferioridade portais e quais razões históricas. Razões que nada tem a ver com suas capacidades e aptidões inatas mas, sim, tendo que ver certo sem certos muito concretos. [...]. O próprio Euclides da Cunha não podia dormir, por que dizia que o Brasil o progredia ou desaparecia, mas perguntava: como progredir, com esse povo de segunda classe? Dom Pedro II, imperador dos mulatos brasileiros, sofria demais nas conversas com seu amigo afilhado
aghathasilva001: gobineau, embaixador da frança no Brasil, teórico europeu competentíssimo da inferioridade dos pretos e mestiços. [...] O mais grave, porém, é que além de ser um povo mestiço-e, portanto, inferior e inapto para o progresso-nós também somos um povo tropical. e tropical não dá! Civilização nos trópicos não dá! é demais.
Perguntas similares