• Matéria: Ed. Física
  • Autor: CleitonDomingues
  • Perguntado 4 anos atrás

Uma transição epidemiológica pode ser identificada pelo crescimento gradativo de um perfil de grande mortalidade por doenças infecciosas para outro, no qual prevalecem as mortes por doenças cardiovasculares, neoplasias, causas externas e outras doenças classificadas crônico-degenerativa. No Brasil, nos últimos 60 anos, é possível perceber um declínio do coeficiente de mortalidade geral, diminuição também da mortalidade infantil e consequentemente o aumento da expectativa de vida. A transição de uma sociedade rural e tradicional para uma sociedade urbana e moderna traz diminuição das taxas de natalidade e mortalidade. DUARTE, E.C.; BARRETO, S. M.; Transição demográfica e epidemiologia: a Epidemiologia e serviços de saúde revisita e atualiza o tema. Epidemiologia e Serviços de Saúde. v. 21, n. 4, dez. 2012. (adaptado). Analise o texto anterior e os conhecimentos sobre epidemiologia na educação física e leia as afirmativas a seguir:



I. As transações demográficas, sociais e econômicas ocorrem ao mesmo tempo que a transição epidemiológica.

II. Alguns padrões de saúde levaram a melhorar as condições de vida, como: saneamento urbano, nutrição e novas tecnologias.

III. No Brasil, a transição epidemiológica ocorreu do mesmo modo que os demais países e amplos centros do capitalismo, pois a alteração das doenças infecciosas e parasitárias por doenças crônico-degenerativa foi igual.

IV. Causas de internações é um dos parâmetros que pode ser utilizado para mostrar o processo de transição epidemiológica no Brasil. Doenças do aparelho circulatório está em terceiro lugar nas causas de internações.


Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: julinharuch
1

a resposta correta é a alternativa 3

Perguntas similares