Respostas
Resposta:
Microinformática é tudo o que trata dos dados que estão por trás das ações dos computadores, permitindo que possamos executar funções aparentemente simples, mas que, na verdade, são bem mais complexas no sistema.
Para exemplificar, podemos fazer uma comparação com nosso próprio cérebro.
Ao fazermos a soma de dois números, mesmo que apenas mentalmente, nosso cérebro precisa conhecer quais os números que serão somados, além de saber as regras de uma soma. É só então que teremos de fato um resultado.
Durante esse processo, o que ocorreu foi todo um tratamento das informações, ou seja, houve o que chamamos de processamento dos dados para se chegar a um resultado final.
É assim que funciona o computador, trabalhando como uma máquina criada pelo homem para auxiliar na execução de tarefas que tratem a informação e processem os dados de forma rápida, segura e confiável.
As diversas formas de trabalho que o computador apresenta o tornam uma máquina mais completa, pois, além de fazer o cálculo, ele pode nos mostrar as respostas de diferentes maneiras, seja em texto, em gráfico ou mesmo em áudio, tudo após calcular o resultado rapidamente.
Mais do que isso, o computador pode ser utilizado ainda para editar textos, produzir desenhos, tratar imagens, editar vídeos, entre outras tarefas.
Mas, para qualquer uma dessas tarefas, é necessário que ele receba comandos, ou seja, é preciso dizer para ele como deve ser feito cada passo daquilo que queremos.
Ainda que nós não tenhamos a noção de todo o processo que ocorre dentro do sistema, ao enviarmos essa orientação, a máquina consegue dar prosseguimento a uma determinada ação.
Isso é o que chamamos de comando ou instrução.
Dentro desse assunto, podemos dividir o funcionamento dos computadores em dois termos: hardware e software.
O hardware diz respeito a componentes físicos do computador, suas peças; já o software compreende os programas que são instalados para que as funções sejam executadas.
Para entendermos melhor o que é microinformática, vejamos, a seguir, alguns componentes de hardware específicos do microcomputador, a máquina capaz de manipular as informações.