Immanuel Kant (1724-1804) é um dos principais representantes do Iluminismo. Considerando a filosofia de Kant, não podemos afirmar:
a) Todo conhecimento deve ser questionado afastando, cada vez mais, o conhecimento científico do teológico.
b) A razão é uma faculdade, um exercício, capacidade que todos os sujeitos possuem, mas que, para ser plena, precisa ser prática, vivenciada.
c) O conhecimento teológico deve guiar e fundamentar o conhecimento científico.
d) O pensamento kantiano pauta-se na crítica à razão pura; a ideia de uma razão divina como a religiosa não interessa.
e) Kant defendia que devemos criticar a própria razão e que nem mesmo ela é imune a erros.
Respostas
Resposta:
Opção A
Explicação:
a) Todo conhecimento deve ser questionado afastando, cada vez mais, o conhecimento científico do teológico. (INCORRETA)
Pelo contrário, Kant defendia que todo conhecimento deve ser questionado afastando, cada vez mais, o conhecimento científico do teológico.
Immanuel Kant, filósofo alemão, tenta criar uma nova filosofia partindo do racionalismo (movido por Descartes, Spinoza, Leibniz) e do empirismo (Hume, Locke, Berkeley) para criar a sua filosofia transcendental e categórica (A).
Segundo a máxima kantiana, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal e que sirva para todos. Assim, seguindo a razão, a ética do dever, para Kant, é a deontologia, isto é, o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.
Segundo Kant, a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo. A ética é categórica, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.
Link: brainly.com.br/tarefa/15201670