1
Questão
O Curare é uma substância utilizada na medicina moderna como relaxante muscular. No entanto, seu uso data de muito tempo atrás, quando os índios utilizavam esta substância como veneno nas flechas, o qual imobiliza o animal atingido pela flecha envenenada durante as caçadas. A ação do Curare consiste em bloquear receptores colinérgicos nicotínicos na placa motora, não permitindo que o músculo esquelético seja excitado, pois não ocorre a ligação do receptor com o seguinte neurotransmissor:
1)Noradrenalina
2)Acetilcolina
3)Cálcio
4)Serotonina
5)Adrenalina
2) Questão
Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso:
I. Neurotransmissores atingem os dendritos.
II. Neurotransmissores são liberados pelas extremidades do axônio (botões sinápticos).
III. O impulso se propaga pelo axônio.
IV. O impulso se propaga pelos dendritos.
V. O impulso chega ao corpo celular.
Que alternativa apresenta a sequência temporal correta desses eventos? .
1)II - I - IV - III - V.
2)I - IV - V - III - II.
3)I - IV - III - II - V.
4)V - III - I - IV - II.
5)II - III - I - IV - V
3
Questão
Sobre os compartimentos dos líquidos corporais marque o item CORRETO.
1)O líquido intracelular (LIC) está no interior da célula e possui maior concentração de 2)sódio que no líquido extracelular (LEC).
3)O LIC não sofre influência das alterações ocorridas no LEC, a membrana celular impede que isso aconteça.
4)O líquido intersticial não troca substâncias com o plasma sanguíneo. As diferenças são mantidas pela parede dos vasos.
5)Não existem diferenças significativas entre os solutos no LIC e LEC, exceto no que diz respeito às proteínas.
6)O líquido extracelular (LEC) é formado pelo líquido intersticial (LIS) e o plasma sanguíneo.
4
Questão
Um determinado paciente deu entrada no pronto socorro com um quadro clínico no qual apresentava baixa concentração do íon Na+ no sangue e consequentemente nos líquidos extracelulares. Sabemos que o potencial de ação representa um dos mecanismos de comunicação utilizado pelo Sistema Nervoso com os demais tecidos do corpo humano e depende do transito de Na+ e K+ entre o meio intracelular e extracelular. Marque a alternativa que indica qual a fase do potencial de ação que se encontra diretamente prejudicada no quadro clínico citado.
1)Despolarização
2)Hiperpolarização
3)Sobrepasso
4)Repouso
5)Repolarização
5
Questão
A Bainha de Mielina, envolve o axônio de um neurônio com finalidade de intensificar um potencial de ação. A respectiva bainha possui intervalos, com interrupções de estímulos que são chamados de:
1)Células de Purking
2)Células de Schawnn
3)Dendritos
4)Nó de Ranvier
5)Neuróglias
simulado
Respostas
Resposta:
1)questão - acetilcolina
2)questão -I - IV - V - III - II.
3)questão-O líquido extracelular (LEC) é formado pelo líquido intersticial (LIS) e o plasma sanguíneo.
4)questão- Despolarização.
5)questão -Nó de Ranvier.
Explicação:
1) questão - Filtração, reabsorção, secreção e excreção.
2)questão-Reações do corpo para o estresse tipo 1 são: aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial e liberação de adrenalina e noradrenalina. No do tipo 2: redução da da frequência cardíaca e da pressão arterial, redução da imunidade e liberação de cortisol pelas supra renais. Como forma de prevenção deve-se destacar no tipo 1 exercícios de relaxamento e gestão do tempo e no tipo 2 atividade esportiva e treino da autonomia.
3)questão- TSH, T3, T4 e Calcitonina.
4)questão- periodo refratario relativo: fase da repolarição de uma célula onde um estimulo maior que o inicial é capaz de gerar um novo potencial de ação sem que a célula volte ao seu estado de repouso. periodo refratario absoluto: fase da repolarização de uma célula onde nenhum estimulo é capaz de gerar um novo potencial de ação, nem mesmo um estimulo mais forte que o inicial.
5)questão- Gastrina estômago, proteína, estimula células parietais a secretar HCL Secretina duodeno , presença de ácido no duodeno, estimula o pâncreas a secretar água, bicarbonato e enzimas. CCK duodeno, presença de gordura no duodeno, estimula a contração da vesícula biliar