Sobre a crônica
Uma leitora se refere aos textos aqui publicados como “reportagens”. Um leitor os chama de “artigos”. Um estudante fala deles como “contos”. Há os que dizem: “seus comentários”. Outros os chamam de “críticas”. Para alguns, é “sua coluna”. Estão errados? Tecnicamente, sim – são crônicas –, mas... [...]
A dificuldade é que a crônica não é um formato, como o soneto, e muitos duvidam que seja um gênero literário, como o conto, a poesia lírica ou as meditações à maneira de Pascal*.
[...]. Mas vem cá: é literatura ou é jornalismo? Se o objetivo do autor é fazer literatura e ele sabe fazer... Há crônicas que são dissertações, como em Machado de Assis; outras são poemas em prosa, como em Paulo Mendes Campos; outras são pequenos contos, como em Nelson Rodrigues; ou casos, como os de Fernando Sabino; outras são evocações, como em Drummond e Rubem Braga; ou memórias e reflexões, como em tantos.
A crônica tem a mobilidade de aparências e de discursos que a poesia tem – e facilidades que a melhor poesia não se permite.
Está em toda a imprensa brasileira, de 150 anos para cá.
O professor Antonio Candido observa: “Até se poderia dizer que sob vários aspectos é um gênero brasileiro, pela naturalidade com que se aclimatou aqui e pela originalidade com que aqui se desenvolveu”. [...]
1. Como Ivan Ângelo explica a dificuldade dos leitores em reconhecer uma crônica? *
1 ponto
a) A dificuldade é que a crônica não define o seu tema como os outros textos que circulam normalmente no meio literário.
b) A dificuldade é que a crônica se confunde com outros formatos, como o soneto, e muitos acreditam que qualquer texto pode ser uma crônica.
c) A dificuldade é que a crônica não é um formato, como o soneto, e muitos duvidam que seja um gênero literário, como o conto, a poesia lírica ou as meditações.
d) A dificuldade é que a crônica não é um texto narrativo e seus autores não são reconhecidos no meio literário.
2. Uma crônica pode ter diversos temas e por isso há uma dificuldade em reconhecê-la em seu formato específico. No caso da crônica lida, qual foi o conflito gerador apresentado? *
1 ponto
a) O fato de várias pessoas confundirem crônica com reportagem, contos, colunas e artigos.
b) O fato de várias pessoas lerem outros textos como reportagem, contos, colunas e artigos.
c) O fato de a crônica ser mesmo um texto complexo e que não apresenta uma única temática.
d) O fato de a crônica ter várias possibilidades de formatação e de conteúdos produzidos por diversos autores.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
1:c
Explicação:
2a
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás