Aponte e explique cada uma das medidas que a igreja tinha como objetivo barrar o avanço do protestantismo e resgatar a influência católica.
por favor, preciso da resposta pra hoje
23 pontos :)
Respostas
As medidas são: Contrarreformas, Reforma Protestante, Contrarreforma, Concílio de Trento
Contrarreforma
A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc. Alguns dos princípios estabelecidos para a reforma da Igreja Católica foram debatidos durante o Concílio de Trento.
Acesse também: Valdenses – grupo excomungado pela Igreja Católica no século XII
Reforma protestante
As ações que caracterizaram a contrarreforma começaram a ser estabelecidas a partir da década de 1530, mas se deram principalmente após o Concílio de Trento. A contrarreforma é entendida por grande parte dos historiadores como um movimento de reação ao avanço do protestantismo no continente europeu.
leia: O que foi a reforma protestante?
Contrarreforma
A contrarreforma foi o esforço da Igreja Católica para barrar o protestantismo e seu avanço pela Europa. No entanto, alguns historiadores apontam que já existia de modo embrionário uma reforma na Igreja conduzida desde o final do século XV, com Francisco de Cisneros, na Espanha, sendo um caso.
Acesse também: Inquisição no Brasil colônia – iniciada a partir da década de 1590
Concílio de Trento
Uma ação mais efetiva para barrar o avanço do protestantismo deu-se por meio do Concílio de Trento, realizado em três ciclos entre 1545 e 1563. Um concílio é uma espécie de assembleia que reúne as maiores autoridades da Igreja para promover a discussão de pontos importantes da fé católica.
leia: Concílio de Trento.
espero ter ajudado <3❤️
desculpa se não era oq vcs precisavam :(