Para alguns historiadores, como Boris Fausto, o episódio que levou Getúlio Vargas ao poder em 1930, foi uma revolução, pois rompeu com a Política do Café com Leite e trouxe novos ares para a forma de governar. Mas, há aqueles que não concordam. Afirmam que o que ocorreu foi mesmo um golpe. Agora é a sua vez! Use seus conhecimentos e poder de argumentação para explicar porque o episódio de 1930 não teria sido uma revolução, mas sim um golpe.
Respostas
Resposta:
Getúlio conseguiu o poder em 1930 a partir de um golpe militar, durante a Revolução de 1930.
A Revolução de 1930 foi um movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.
Em 1 de março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, que era o presidente do estado de São Paulo, Júlio Prestes. Porém, ele não tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado. Assim, Júlio Prestes passou a ser o único político eleito presidente da República do Brasil pelo voto popular a ser impedido de tomar posse.
Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha no Brasil.
Explicação: