Respostas
Chama-se Descobrimento da América a chegada e ocupação da América pelo navegador Cristóvão Colombo (1452-1516) em 12 de outubro de 1492.
A expedição foi patrocinada pelos reis católicos de Espanha, Fernando de Aragão e Isabel de Castela.
Atualmente, questiona-se o uso da palavra "descobrimento" para nomear este feito, pois as terras já se encontravam habitadas por povos nativos.
A Busca pelo Oriente
Com as dificuldades importas pelos turcos ao comércio europeu, após a tomada de Constantinopla em 1453, a busca por uma rota alternativa à Mediterrânea se tornou prioridade para a Europa.
Neste momento, Portugal liderava uma série de expedições marítimas que o levou a tomar posse das ilhas atlânticas como Açores, Madeira e da cidade de Ceuta, na África.
Em seguida, os portugueses foram se lançando a percorrer a África, mas sem perder de vista a costa deste continente.
Como os reis de Castela também se interessaram em se lançarem ao mar, ambas coroas assinaram vários tratados a fim de repartir as terras descobertas e por descobrir.
Um dos acordos assinados foi o Tratado de Tordesilhas, em 1492, que dividia o mundo entre Portugal e Espanha
Colombo e a América
"Primeira homenagem a Colombo", pintado em 1892, retrata a a chegada de Cristóvão Colombo à América de maneira eurocêntrica.
Neste contexto, o navegador genovês Cristóvão Colombo alimentou a ideia de chegar às Índias navegando pelo poente. Ou seja: ele queria tentar um novo caminho até então inexplorado.
Esta rota era baseada no mapa do florentino Paolo Toscanelli (1397-1482), e a ideia foi apresentada ao rei de Portugal, Dom João II (1455-1495). O monarca negou o apoio, pois duvidava que fora possível fazê-lo.
Colombo parte para os reinos de Castela e Aragão em busca de ajuda. Apesar de unificadas, parte da nobreza castelhana queria continuar a sustentar guerras no continente europeu. A outra parte desejava arriscar-se em buscar o denominado "novo mundo".
Após sete anos de reuniões, discussões e intrigas, Colombo consegue dinheiro para realizar seu empreendimento. Assim, partiu em 13 de agosto de 1492, com apenas duas caravelas: Nina e Pinta e a nau Santa Maria.
A tripulação estava composta de 90 homens que chegaram à América 61 dias depois, aportando nas Bahamas e, logo depois, em Cuba e Santo Domingo.
Colombo acreditava ter encontrado as Índias e tentou por mais quatro vezes chegar aos mercados indianos. Sempre acreditou que tinha chegado à Ásia, porém suas incursões resultaram no descobrimento das Antilhas e da América Central.