Respostas
Resposta: A descentralização fiscal e a redemocratização ocorrem no Brasil no contexto da prolongada crise do Estado Nacional Desenvolvimentista, ao longo dos anos oitenta. A sua posterior desestruturação ao longo dos anos noventa, através das reformas liberalizantes, terá como uma de suas consequências o comprometimento de alguns dos pilares sobre os quais se assentava a pactuação federativa.
Em um primeiro momento, assistimos ao revigoramento do federalismo no Brasil, tanto enquanto prática, quanto enquanto ideologia. Neste contexto, o federalismo é equiparado, evidentemente, à descentralização e ao reforço do poder político das esferas subnacionais.
Contudo, a vertiginosa fragilização das bases de financiamento interno e externo deste Estado nacional desenvolvimentista em crise, irá condicionar fortemente, e de forma negativa, a crescente autonomia dos estados e municípios, assim como comprometer a capacidade de articulação do governo federal, tanto em termos verticais (entre esferas de governo), quanto interregionais.
Espero ter ajudado! Bons estudos :)