No que diz respeito à Saúde Pública, assinale a alternativa incorreta:
A Biomedicina desempenha um papel de grande relevância a serviço da saúde e da Ciência. Com uma grade curricular bem elaborada, o profissional biomédico atua em pesquisas, as quais podem fornecer dados científicos desde o diagnóstico até a descoberta para a cura e prevenção de doenças que ainda devastam a população.
A prevenção de doenças é o grande pilar da saúde pública, haja vista que sem ela, as epidemias e tantas outras adversidades acometeriam a população com poucas chances de intervenção.
Nesse contexto urge aos profissionais da área, um maior engajamento no SUS, com propostas que visem ao fortalecimento, aparelhamento e modernização dos laboratórios públicos. Buscar incentivos às pesquisas, às novas tecnologias e engajamento nas ações que possam trazem melhorias à saúde.
Dentro dos laboratórios de saúde pública os biomédicos têm como função adicional mas não primordial contribuir para o estudo e a solução de eventos adversos que comprometem a população, se tornando assim auxiliares dos programas de vigilância em saúde.
O profissional biomédico pode e deve se interagir nos processos de criação, manutenção e execução das ações de saúde pública, atuando como gestores, membros dos colegiados, pesquisadores, nos diagnósticos e também atuando nas Conferências e Conselhos de Saúde.
Respostas
Resposta:
Apesar de serem áreas distintas e com atribuições diferentes, é muito comum as pessoas confundirem Biomedicina com Medicina.
A Biomedicina é voltada para a parte de análises clínicas, sendo exercida principalmente em laboratórios. Mesmo assim, é possível seguir carreira acadêmica lecionando ou realizando pesquisas científicas.
Abaixo, apresentaremos de forma mais completa o que é ser um biomédico. Vamos lá?
Medicina x Biomedicina
A Medicina e a Biomedicina são duas áreas distintas, porém complementares. O foco do médico está em curar e restaurar a saúde de seus pacientes com base em diagnósticos de sintomas identificados.
Já o biomédico possui uma vasta área de atuação, sendo mais presente em laboratórios e indústrias e, em algumas vezes, nos hospitais. Seu foco de atuação está em pesquisas e análises para a identificação das causas de doenças e na busca por medicamentos e vacinas para auxiliar na cura de pessoas adoecidas.
A relação entre o biomédico e o médico é complementar, pois o formado em Medicina fornece as informações e dados levantados em seu diagnóstico para o graduado em Biomedicina que oferece o resultado das análises destes diagnósticos em forma de vacinas ou tratamentos experimentais. Um precisa do outro para trabalhar e obter sucesso na recuperação de pacientes.
A vida de um biomédico
O biomédico é o profissional que trabalha na pesquisa de causas e de cura de doenças que afetam os seres humanos, realiza exames e testes de laboratório, estuda processos fisiológicos e químicos em organismos, além das funções dos organismos celulares e das proteínas. O curso de Biomedicina possui muitos conteúdos relacionados a outras áreas como Biologia, Medicina e Farmacologia, logo, quem deseja ingressar nesta área deve ter afinidade com a área de Biológicas e, também, gostar bastante de Química.
Fazem parte da grade curricular do curso Fisiologia, Bioquímica, Informática, Administração Laboratorial, sendo sua base curricular direcionada às práticas laboratoriais.
O curso possui uma duração de quatro anos e possui foco em pesquisa, identificação e classificação de micro-organismos que causam doenças e na busca contínua de novas formas de tratamentos, de remédios e de vacinas. Durante o curso, é essencial que o aluno se dedique bastante à pesquisa acadêmica e à leitura, pois as inovações na área da Biomedicina ocorrem de forma constante.
A carreira está cada vez mais popular no Brasil devido às novas descobertas científicas, ao aumento do número de pesquisas relacionadas ao tratamento genético com células-tronco, aos tratamentos de fertilidade e, também, às descobertas de novas doenças e à necessidade de aprimoramento de vacinas e de medicamentos já existentes.
Ao cursar Biomedicina, o estudante pode escolher entre diversas áreas para trabalhar, pois o curso possui um leque muito grande de especializações, como análises clínicas, acupuntura, biossegurança, estética, embriologia e reprodução humana, genética, microbiologia, saúde pública e toxicologia.
As especialidades biomédicas
A Biomedicina possui um leque muito grande de opções de especialização. Abaixo, temos uma breve explicação das principais áreas para te ajudar a escolher qual caminho seguir:
No que diz respeito à alternativa incorreta, a Alternativa C se destaca, em função de que os biomédicos apresentam funções primordiais no que tange os programas de vigilância em saúde, principalmente em relação às pesquisas.
Áreas de atuação dos Biomédicos
Os biomédicos apresentam áreas de atuação diferentes dos médicos. Os biomédicos são especializados na pesquisa e na busca de medicamentos que possam ser eficientes para a população, gerando maior qualidade de vida.
A união dos conhecimentos biomédicos e médicos, permite uma maior longevidade dos cidadãos.
Mais sobre área de atuação do biomédico: brainly.com.br/tarefa/47149849