Escolha 2 trechos diferentes do texto RITOS CORPORAIS ENTRE OS NACIREMA e explique sobre qual atos do cotidiano Nacirema o texto está se referindo.
Por favor me ajudem
No link abaixo está o texto, por favor é urgente
Respostas
Resposta:
anos atrás
nacirema]
Por Horace Miner
A maioria das culturas apresenta uma configuração ou estilo particular. Frequentemente, um único valor ou parâmetro de perceber o mundo deixa sua marca em várias instituições na sociedade. Exemplos são o “machismo” nas culturas de influência espanhola ou a “face” na cultura japonesa, e “a poluição feminina” em algumas culturas das terras altas da Nova Guiné. Aqui Horace Miner demonstra que “atitudes quanto ao corpo” têm influência generalizada em muitas instituições da sociedade Nacirema.[1]
_ _
O antropólogo está tão familiarizado com a diversidade das formas de comportamento as quais os diferentes povos apresentam em situações semelhantes que é incapaz de se surpreender mesmo diante dos costumes mais exóticos.
De fato, embora nem todas as combinações de comportamento logicamente possíveis tenham sido descobertas em alguma parte do mundo, o antropólogo pode suspeitar que elas devam existir em alguma tribo ainda por descrever. Este aspecto foi expresso, com relação à organização clânica, por Murdock (1949:71)[2]. Deste ponto de vista, as crenças e práticas mágicas dos Nacirema apresentam aspectos tão inusitados que parece apropriado descrevê-los como um exemplo dos extremos a que pode atingir o comportamento humano.
O professor Linton[3], há vinte anos (1936:56), foi o primeiro a chamar a atenção dos antropólogos para o ritual dos Nacirema, mas a cultura desse povo ainda permanece insuficientemente compreendida. Trata-se de um grupo norte-americano vivendo no território entre os Cree do Canadá, os Yaqui e Tarahumare do México e os Carib e Awarak das Antilhas. Pouco se sabe sobre sua origem, embora a tradição relate que vieram do leste…[4].
A cultura Nacirema caracteriza-se por uma economia de mercado altamente desenvolvida, evoluida em um rico habitat natural. Apesar de o povo dedicar muito do seu tempo às atividades econômicas, uma grande parte dos frutos destes trabalhos são gastos uma considerável porção do dia em atividades rituais. O foco destas atividades é o corpo humano cuja aparência e saúde agigantam-se como os interesses dominantes no ethos deste povo. Embora tal tipo de interesse não seja, por certo, raro, seus aspectos cerimoniais e a filosofia a ele associadas são singulares.
A crença fundamental subjacente a todo o sistema parece ser a de que o corpo humano é repugnante e sua tende naturalmente para a debilidade e a doença. Encarcerado em tal corpo, a única esperança do homem é desviar estas características mediante o uso das poderosas influências do ritual do cerimonial. Cada moradia tem um ou mais santuários devotados a este propósito. Os indivíduos mais poderosos desta sociedade têm muitos santuários em suas casas. De fato, a alusão à opulência de uma casa frequentemente é feita em termos do número de tais centros rituais que possua. Muitas casas são construções de madeira toscamente pintadas, mas as câmaras de culto das mais ricas paredes de pedra. As famílias mais pobres imitam as ricas aplicando placas de cerâmica às paredes de seu santuário.
Embora cada família tenha pelo menos um de tais santuários, os rituais associados não são cerimônias familiares, são cerimônias privadas e secretas. Os ritos normalmente são discutidos apenas com as crianças e, neste caso, somente o período em que estão sendo iniciadas em seus mistérios. Contudo, eu pude estabelecer contato suficiente com os nativos para examinar estes santuários e obter descrições dos rituais.
O ponto focal do santuário é uma caixa ou cofre embutido na parede. Neste cofre são guardados os inúmeros encantamentos e poções mágicas sem os quais nenhum nativo acredita que poderia viver.
Os Nacirema não se desfazem do encantamento após seu uso, mas o colocam na caixa-de-encantamentos do santuário doméstico. Com estas substâncias mágicas são específicas para certas doenças e as doenças do povo, reais ou imaginárias, são muitas. A caixa-de-encantamentos está geralmente a ponto de transbordar. Os pacotes mágicos são tão numerosos que as pessoas esquecem quais são suas finalidades e temem usá-los de novo. Embora os nativos sejam muito vagos quanto a este aspecto, só podemos concluir o que os leva a conservar todas as velhas substâncias é a ideia de que sua presença na caixa-de-encantamentos, em frente da qual são efetuados os ritos corporais, uma pequena pia batismal.
O ritual de corpo executados por cada Nacirema diariamente inclui um rito bucal. Apesar tão escrupulosos[6] no cuidado bucal, este rito envolve uma prática que choca o estrangeiro não iniciado que só pode considerá-lo como revoltante. Relatam-me que o ritual consiste na inserção de uma pequeno feixe de cerdas de porco na boca, juntamente com certos pós mágicos, então o movimenta numa série de gestos altamente formalizados.[7]
Explicação:
Espero ter ajudado