Três moléculas de glicose entraram na via de respiração celular aeróbica e outras duas moléculas de piruvato foram para a respiração anaeróbica (fermentação lática). Sabendo disso responda:
a- Quantas moléculas de ATP totais foram geradas?
b- Quantas moléculas de acetil-CoA foram produzidas?
c- Quantas moléculas de lactato foram geradas?
d- Enzima marca-passo do ciclo de Krebs.
Respostas
a)Nesse processo são formadas cerca de 26 ou 28 moléculas de ATP. No final da respiração celular, há um saldo positivo total de 30 ou 32 moléculas de ATP: 2 ATP da glicólise, 2 ATP do ciclo de Krebs e 26 ou 28 da fosforilação
b) β-oxidação é um processo catabólico de ácidos graxos que consiste na sua oxidação mitocondrial. Eles sofrem remoção, por oxidação, de sucessivas unidades de dois átomos de carbono na forma de acetil-CoA. Como exemplo pode ser citado o ácido palmítico, um ácido graxos de 16 carbonos, que vai sofrer sete reações oxidativas, perdendo em cada uma delas dois átomos de carbono na forma de acetil-CoA. Ao final desse processo os dois carbonos restantes estarão na forma de acetil-CoA
c)Duas moléculas de lactato são produzidas para cada molécula de glicose metabolizada. Na fermentação, também ocorre a glicólise anaeróbica, onde as leveduras e bactérias, devido à ausência de oxigênio, geram álcool etanol e CO2, a partir do piruvato e da quinase.
d)O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico é a via metabólica central do nosso organismo, sendo responsável por grande parte da oxidação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos, além da produção de diversos precursores biossintéticos, ou seja, esta via é anfibólica, porque atua tanto como catabólica quanto como anabólica.