5. Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática
violenta e subversiva. Que presidente brasileiro permitiu sua prática em nosso país
a) Getúlio Vargas.
b) Lula da Silva.
c) João Figueiredo.
d) Juscelino Kubitschek
Respostas
Resposta:
a) Getúlio Vargas
Explicação:
Em 1930, um mestre de capoeira conhecido como "Bimba" apresentou a capoeira ao presidente Getúlio Vargas, esse por sua vez transformou-a num esporte nacional. A capoeira depois virou um patrimônio histórico.
O presidente brasileiro que permitiu a prática da capoeira em nosso país foi Getúlio Vargas.
Resposta correta é letra A
A capoeira trata-se de uma luta criada pelos povos negros que vieram escravizados do continente africano para o Brasil. Após a Abolição da Escravatura, por volta do século XIX, negros libertos foram largados às margens da sociedade em péssimas condições de vida, mas não abandonando suas tradições culturais, não deixaram de praticar a capoeira.
Em meio há uma sociedade, cuja autoridade era opressora e racista, a capoeira foi marginalizada e associada à criminalidade, pois era praticada por um povo que era mal visto por olhos preconceituosos a ponto de intitular como vagabundo e levar à prisão quem a praticava.
Foi no século XX, que a capoeira começou a ser aceita pela sociedade através de nomes como Mestre Bimba, Besouro Mangangá, ambos capoeiristas como o Zuma que influenciou diretamente o Decreto Federal 3 199/41 editado pelo presidente Getúlio Vargas, abrindo espaço para a criação do departamento nacional de luta brasileira (capoeiragem) para que a capoeira assumisse o status de arte marcial, assim como o judô, o caratê, dentre outras lutas.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20078257