• Matéria: História
  • Autor: nteinteressa80
  • Perguntado 4 anos atrás

01. Interpretar fonte Império Franco e Igreja Católica

Neste documento, escrito em 796, o imperador Carlos Magno e o papa Leão III firmaram certos acordos. Assim como fiz um pacto com o bem-aventurado predecessor [Adriano I] de vossa Santa Paternidade, desejo estabelecer com Vossa Santidade um pacto inviolável de fé e caridade [...]. O nosso dever é, com o auxílio da divina piedade, defender por toda a parte com as armas a Santa Igreja de Cristo, tanto das incursões dos pagãos como das devastações dos infiéis, e fortificá-la no exterior e no interior pela profissão da fé católica. É vosso dever, Santíssimo Padre, levantar as mãos para Deus, como Moisés, para auxiliar o nosso exército de maneira que, por vossa intercessão e pela vontade e graça de Deus, o povo cristão obtenha para sempre a vitória sobre os inimigos do Seu Santo nome, e o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo seja glorificado em todo o mundo. MAGNO, Carlos. Epistulae ad Leonem III Papam. Apud. PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Ed. Unesp, 2000. p. 69-70.

A) Qual acordo ou pacto o imperador Carlos Magno estabeleceu com o papa por meio desse documento? Explique utilizando trechos do documento.

Respostas

respondido por: stefanyalmeida22
2

Carlos Magno assinou o pacto com o Papa Leão III, pois, ele o nomeou Imperador da Igreja de São Pedro, no ano 800, o governante franco foi o único com poder suficiente para reprimir a rebelião contra o papa, pois oponentes de Leão III instruíram um processo de demissão contra ele por causa de adultério e perjúrio

Perguntas similares