Assinale a alternativa correta considerando o desafio da efetividade e concretude do conteúdo contido nas normas penais incriminadoras.
A) A criação de normas penais incriminadoras, com penas severas aos agentes, é medida indispensável para assegurar a efetividade normativa e o alcance dos objetivos preconizados pelo legislador, especialmente no que atine à prevenção delitiva.
B) A efetividade normativa de uma lei penal incriminadora está diretamente relacionada com a regularidade procedimental de confecção e produção dessa norma no âmbito do processo legislativo democrático.
C) A aplicabilidade da norma penal incriminadora, no julgamento de uma pretensão penal deduzida em juízo, não assegura, necessariamente, sua efetividade normativa e, tampouco, acarreta a modificação automática das estruturas sociais de criminalidade.
D) O direito penal democrata-constitucional, por meio de normas penais incriminadoras (tipo penal) assegura concretamente a modificação das estruturas sociais e, assim, garante a segurança pública tão almejada pela sociedade civil.
E) A concretude dos objetivos pretendidos pelo legislador da norma penal incriminadora ocorrerá no momento em que o magistrado julgar o mérito de uma pretensão penal deduzida e condenar o acusado.
Respostas
respondido por:
28
Resposta:
letra c
Explicação:
acredito que nenhuma pretensão nao se assegura nas pretemcoes criminais
respondido por:
6
A aplicabilidade da norma incriminadora não assegura sua efetividade ou modificação das estruturas sociais (alternativa C).
Mesmo que uma norma penal incriminadora seja aplicável a uma situação concreta, sua aplicabilidade não necessariamente muda as estruturas sociais da criminalidade.
Isso porque, para modificar a situação da criminalidade enquanto fato social, é necessária a existência de políticas públicas amplas, para toda a população e em diversas esferas, não somente incriminando crimes e os punindo.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/18467278
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás