Ao considerar a influência da infiltração da água no solo e o escoamento superficial em topos e encostas, é correto afirmar que: *
a) a maior infiltração e o menor escoamento superficial retardam o processo de intemperismo físico e aceleram a erosão;
b) a menor infiltração e o menor escoamento superficial inibem a erosão e favorecem o intemperismo químico;
c) a menor infiltração e o maior escoamento superficial aceleram o intemperismo físico e químico e retardam o processo de erosão;
d) a infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão.
Respostas
Resposta:
d) a infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão.
Explicação:
A infiltração da água no solo provoca uma série de reações químicas entre os minerais e os elementos existentes no subsolo, causando o intemperismo químico. Já quando a água escoa superficialmente, ela desgasta o solo externamente e causa erosões.
Resposta:
Alternativa correta. d) a infiltração e o escoamento superficial aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão.
O processo de intemperismo físico ocorre a partir da lixiviação ocasionada pelos sedimentos em contato constante com a água, o que leva ao processo de modificação constante destes elementos, em um processo de quebra das rochas.
Já o intemperismo químico ocorre a partir da reação química da água com outros elementos químicos presentes nas rochas, levando a uma erosão mais acentuada, e também mais prejudicial.