Que sentimentos motivaram os primeiros homens a filosofar?
Como pode ser definido o mito e qual seu papel junto aos homens?
Quais elementos formavam todas as coisas para os filósofos pluralistas?
O que é razão instrumental?
O que diferencia o pensamento filosófico do pensamento mítico?
Respostas
Resposta:
1°No período mitológico existiam inúmeras explicações para todas as transformações e todos os fenômenos que ocorriam na natureza, porém com o passar do tempo tais explicações não satisfaziam as pessoas pela sua incoerência. Surgiu então a necessidade de colher informações precisas e racionais sobre tais coisas.
Os primeiros filósofos, como buscavam as suas respostas na natureza e também viam por meio desta as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam, se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer, buscavam entender qual era o início de todas as coisas. Para melhor compreensão, pense: “o que nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?”. A partir desse pensamento podemos comparar os questionamentos que faziam os primeiros filósofos.
2°Assim, o mito é uma primeira narrativa sobre o mundo, uma primeira atribuição de sentido ao mundo, na qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel. Sua função principal não é propriamente a de explicar a realidade, mas a de adaptar psicologicamente o homem ao mundo. O mito primitivo é sempre um mito coletivo.
3°Existem vários princípios que, misturando-se, formam a multiplicidade das coisas existentes, daí a denominação "pluralista":
Existem vários princípios que, misturando-se, formam a multiplicidade das coisas existentes, daí a denominação "pluralista":Empédocles: terra, água, fogo e ar;
Existem vários princípios que, misturando-se, formam a multiplicidade das coisas existentes, daí a denominação "pluralista":Empédocles: terra, água, fogo e ar;Anaxágoras: partículas minúsculas;
Existem vários princípios que, misturando-se, formam a multiplicidade das coisas existentes, daí a denominação "pluralista":Empédocles: terra, água, fogo e ar;Anaxágoras: partículas minúsculas;Leucipo: elaborou teoria dos átomos ou atomismo;
Existem vários princípios que, misturando-se, formam a multiplicidade das coisas existentes, daí a denominação "pluralista":Empédocles: terra, água, fogo e ar;Anaxágoras: partículas minúsculas;Leucipo: elaborou teoria dos átomos ou atomismo;Demócrito: átomos.
4°Razão instrumental é um termo usado por Max Horkheimer no contexto de sua teoria crítica, para designar o estado em que os processos racionais são plenamente operacionalizados (Escola de Frankfurt). À razão instrumental, Horkheimer opõe a razão crítica.
5°O pensar filosófico e o pensar mítico se diferem na racionalidade e no discurso. Enquanto o filósofo discursa através de argumentos e da lógica, aquele que conta os mitos se baseia nas histórias e falas que não estão justificadas, mas passadas como verdade para todos.