4. Leia os trechos apresentados a seguir. Em todos eles há explicações sobre
quem está falando.
a. Em quais a maneira de apresentar essa explicação é semelhante à estuda-
da no item 3? Por quê?
b. Em quais é diferente? Por quê?
Respostas
Resposta:
a) Em seu idealismo, Platão afirma que a existência dos objetos sensíveis só é
possível porque eles “participam” das formas ou ideias, que são, portanto, a
causa do seu surgimento. As ideias ou formas, por sua vez, precisam “emanar”
de algo para existir, pois não têm existências em si mesmas.
b) Platão considerava Sócrates um adversário dos sofistas, pois os sofistas por
dinheiro vendiam seu saber, isto é, ensinavam a tornar “justo” um “argumento
injusto”.
c) A filosofia platônica pode ser considerada uma metafísica, no sentido de que
Platão considerou que a essência verdadeira da realidade situa-se no mundo
inteligível.
d) A filosofia platônica pode ser definida como um esforço de interpretação da
realidade, que permita restituir ao discurso político e ético uma fixidez que o
filósofo vê ameaçada pela democracia, pelo individualismo e relativismo.
e) Voltado para a elaboração de um pensamento que salve Atenas de um
enfraquecimento dos valores e da palavra, a filosofia de Platão, tomando
Sócrates como modelo, consiste na construção de um significado para as
palavras “filósofo” e “filosofia” que permita distinguir tal filósofo do “sofista”,
visto como nocivo à cidade.
2 - “Hoje em dia, as relações entre a ética e a política tornaram-se conflituosas. De um
lado, compreende-se que ética e política não se casam bem, pois não raro os políticos
são vistos como corruptores e interesseiros, como se esses atributos fossem inerentes à
sua profissão. Por outro, lastimamos a falta de ética na política e é comum vermos
certas pessoas ou grupos sociais cobrarem mais ética na política. Vê-se assim que o
nosso modo comum de pensar comporta uma história, ao longo da qual a relação entre
ética e política, antes tomada como evidente, tornou-se objeto de hesitação, debate e