• Matéria: Filosofia
  • Autor: bebethynfernandes
  • Perguntado 4 anos atrás

gnt eu presiso da ajuda de vcs!!!, eu presiso das respostas ate hj 23:59 tbom? qm poder me ajudar já agraseço!...
6 anos atividade 2º Bimestre 2021
Certa noite, Marcos e seu filho Carlos saíram para pescar em um rio que ficava próximo à cidade onde eles moravam. [...] Num certo momento, Marcos notou um leve movimento na linha de seu filho. O menino ficou atento e iniciou um movimento para fixar o anzol na boca do peixe e puxar a linha para mais próximo do barco. Quando Carlos conseguiu trazer o peixe, contou com a ajuda de seu pai para puxá-lo para dentro, pois era um peixe muito grande, que pesava uns 5 quilos. Carlos ficou muito feliz, dava pulos de alegria. Mas percebeu uma coisa estranha: o pai só ficava olhando para o relógio. Então, resolveu perguntar o que estava acontecendo. Marcos explicou que teriam de devolver o peixe ao rio, pois ainda eram 4h da manhã e a pesca naquele rio só seria liberada às 6h, ou seja, somente dali a duas horas. Carlos ficou muito chateado e falou para o pai que não precisariam devolver o peixe, pois não havia ninguém por ali vendo o que faziam. Até sugeriu que voltassem para o carro e deixassem o peixe escondido embaixo do banco. O pai explicou que sabia que ninguém estava vendo e que estavam sozinhos no rio, mas que não era porque ninguém estava vendo que eles iriam fazer a coisa errada. Ele disse ainda que, quando se faz uma coisa certa, não se faz porque tem alguém vendo ou para alguém ver; se faz a coisa certa porque é a coisa certa que tem que ser feita e, assim, a pessoa fica em paz com a sua consciência. O menino ouviu atentamente e, decidido, pediu ao pai que lhe ajudasse a devolver o peixe ao rio. Marcos ficou satisfeito e orgulhoso da decisão do filho.
A história que você leu apresenta uma reflexão sobre um problema ético. Em que consiste um problema ético?

2. Qual é o problema ético apresentado na história acima?
3. Muitas pessoas não respeitam o direito umas das outras e não sabem quais são os próprios deveres. Por exemplo: um jovem pega o ônibus e vai se sentar no banco preferencial para pessoas idosas, gestantes, portadoras de deficiência ou obesas. Em seguida, uma senhora idosa entra no ônibus e não encontra lugar para se sentar, pois o jovem tomou o espaço que seria dela. O jovem, como se não estivesse percebendo o erro cometido ou não estivesse vendo a senhora, põe um fone de ouvido com uma música bem alta e fecha os olhos ou “continua” a ler um livro, extremamente interessado e concentrado. A idosa é ignorada e continua em pé. O jovem, certamente, pensou: “Poder, não pode, mas a gente dá um jeitinho”.
Certos jeitinhos, de acordo com o conteúdo estudado, são apenas atos inocentes? Justifique sua resposta.

4. É interessante notar como muitas pessoas apresentam atitudes nada éticas e têm plena convicção de que estão agindo corretamente, defendendo sua ação com força e determinação. Elas não percebem que, com suas ações, estão infringindo os direitos das outras pessoas e, muitas vezes, a lei. Do mesmo modo, existem muitas pessoas que percebem as ações erradas, mas fingem que não estão vendo ou pensam: “Não é comigo! Não vou me meter!”
(O que as atitudes descritas acima permitem que aconteça? Quais são as consequências delas?

5. Imagine um mundo em que as pessoas fazem o que querem, quando querem e do jeito que querem. Como seria esse mundo? Agora vamos pensar diferente: imagine a escola onde você estuda com professores chegando a qualquer hora, alunos entrando e saindo da sala sem pedir permissão, falando mal dos colegas, brigando, batendo em qualquer um que apareça na frente deles, pais entrando e brigando com os professores, alunos desrespeitando os professores... ou seja, um ambiente com total falta de ética. Pensou?
Como seria a convivência em um ambiente assim? Como seria viver em um verdadeiro caos, sem regras, sem leis e sem respeito?

6- Pesquise a ética em Sócrates, Platão e Aristóteles.
Faça a conclusão de cada pensamento.
7- Pesquise a ética para os estóicos
8-Pesquise a ética para os sofistas.

Respostas

respondido por: loud33603
0

Resposta:

Será que vc tem uma foto pra entender melhor???


bebethynfernandes: n pq o meu prof ele mandou no Word tendeu? mas n presisa mais n ja resolvi, mais obg
Perguntas similares