Respondam para mim purfavor urgente marco como mlr resposta!
CAMADAS DA ATMOSFERA
(núcleo interno e externo , manto superior e inferior e crosta continental e oceânica)
Especifique (resuma) cada uma delas com suas características
Respostas
Resposta:
O núcleo externo é líquido, com uma fluidez muito maior que a do manto, em razão das temperaturas que se aproximam dos 3000ºC. Sua extensão vai de 2900 km até os 5150 km.
O núcleo interno, por outro lado, é sólido, com temperaturas iguais ou semelhantes às encontradas na superfície do Sol, na ordem dos 5000ºC. O fato de o núcleo ser sólido deve-se ao fato de a pressão ser extremamente elevada, algo em torno de três milhões de vezes maior do que a pressão atmosférica no nível do mar. Forma-se, então, uma liga metálica maciça de níquel e ferro, o que faz com que essa camada seja também chamada de NIFE.
No manto, as rochas não se encontram no estado físico tal qual ocorre na crosta terrestre. Nele, elas apresentam-se em uma consistência pastosa, que se torna cada vez mais fluida à medida que se aumentam as profundidades, uma vez que a principal geração de calor interno da Terra é o núcleo terrestre. Sua composição principal é de silicatos de ferro e de silício.
Isso quer dizer que o manto superior é a parte mais externa do manto e é constituído por um material mais plástico, com temperaturas e densidades menores. O manto inferior, por sua vez, apresenta uma consistência quase líquida e com maior densidade. Há, ainda, poucas informações precisas sobre essa camada, como a forma em que se movimenta e as transformações químicas ou físicas específicas realizadas.
A crosta oceânica recobre 60% da superfície do Planeta e tem pelo menos 180 milhões de anos. É a mais jovem as camadas da Terra.
A sua espessura não ultrapassa 20 quilômetros em direção ao núcleo, sendo formada, principalmente por basalto.
A crosta continental é formada principalmente por granito, a crosta continental tem pelo menos 2 bilhões de anos e recobre 40% da superfície terrestre. Sua espessura chega a pelo menos 50 quilômetros em direção ao núcleo.
A crosta continental corresponde 0,4% da massa terrestre e permanece em expansão. Além do granito, é composta por quartzo, urânio, calcário e potássio.