Coleta Seletiva
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios. [...]
Disponível em: . Acesso em: 9 jan. 2020. Fragmento.
Com base nesse texto, ao implantar um projeto de coleta seletiva, o governo e as empresas estão
a) estimulando o aumento do padrão de consumo da população.
b) favorecendo o desenvolvimento do setor primário da economia.
c) fomentando a pesquisa sobre fontes limpas para a geração de energia.
d) promovendo uma prática que colabora com a conservação ambiental.
e) viabilizando um programa para a criação de parques ecológicos.
Respostas
Sobre o tema coleta seletiva, a alternativa correta é: D) promovendo uma prática que colabora com a conservação ambiental.
Isso ocorre porque a coleta seletiva é vista como uma prática onde o lixo é separado e recolhido com base no tipo de prejuízo que pode ser causado ao meio ambiente.
Na prática, as cidades brasileiras costuma implementar lixeiras para a coleta seletiva com base nos seguintes tipos de materiais:
metal;
papel;
plástico;
vidro;
orgânicos.
Por fim, é importante destacar que a coleta seletiva do lixo (separação dos resíduos) ainda representa um grande desafio para o Poder Público, principalmente nos grandes centros urbanos. E isso é justificado pelo relaxamento da maioria da população (em não separar o lixo).
Aprenda mais sobre o tema coleta seletiva em:
https://brainly.com.br/tarefa/41240482
Siga firme na direção dos seus sonhos!
Resposta:
d) promovendo uma prática que colabora com a conservação ambiental.