A hidrografia se ocupa dos estudos das águas de uma determinada região. Qual das alternativas abaixa estão corretas, em relação aos seus nomes e significados?
foz, bacia hidrográfica, margens, serra, depressão
nascente, foz, leito, afluente, montanhas
nascente, bacia hidrográfica, margens, rio principal,
Respostas
Resposta:
Rio é uma corrente de água natural que se dirige para o mar, para um lago ou para outro rio. Córrego, riacho, regato ou ribeirão são rios mais estreitos, mais rasos ou com menor volume de água ou extensão.
Partes de um rio
Nascente: é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d’água. O ponto onde a água aflora é também chamado de olho d’água, mina, fonte, bica ou manancial;
Leito: é o espaço ocupado pelas águas. É o caminho que o rio percorre;
Margem: é o local onde a água encontra-se com a terra. Costuma-se utilizar esse termo para referir-se à beira da água de um rio ou de um lago quando se encontra com terra;
As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também são chamados de estruturas da bacia. São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou exutório.
As partes de um rio mais conhecidas são a nascente, leito e foz. Entretanto, existem outros conceitos que se relacionam com a estrutura de um curso d'água.
A bacia hidrográfica é designada onde ocorre a captação de água para um rio principal( drenagem). Os principais elementos componentes são os divisores de água, fundos de vale, sub-bacias, nascentes, áreas de descarga, recarga e perfis hidroquímicos.
Explicação:
Vejamos agora quais são esses elementos.
Rio principal: rio de maior volume localizado na região delimitada do relevo. Esse rio dá nome à bacia, sendo o mais importante, pois é o mais utilizado, seja para transporte, seja para agricultura, seja para geração de energia.
Afluente: rio intermediário que alimenta o principal. Grandes bacias hidrográficas possuem vários afluentes, tanto do lado esquerdo quanto do lado direito do rio principal.
Subafluente: rio de pequena vazão que deságua no afluente do rio principal da bacia. Esses pequenos rios são importantes, pois alimentam todo o sistema, sendo, em muitos casos, a nascente da bacia.
Divisor de água: área onde se delimitam as bacias hidrográficas, localizada na área mais alta do relevo. Nessa parte, há a separação das águas, escoando para um lado e para o outro.
Várzea: quando há a época da cheia dos rios, essa água transborda para as margens baixas que os acompanham. A área que suporta as águas que transbordam é chamada de várzea.
Foz: local em que um rio deságua em outra área com água, podendo ser outro rio, lago, lagoa ou o mar.
Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d'água, que se reúnem para formar um novo rio;
Meandro: é o caminho tortuoso de um curso d’água;
Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano;
Jusante: é o sentido da correnteza em um curso d’água da nascente para a foz;
Montante: é o sentido contrário ao que corre o fluxo do rio, em direção à nascente.