Leia o texto a seguir e responda às atividades de 1 a 12.
Peladas- (Armando Nogueira)
1. Qual é o tema abordado na crônica?
2. Onde se desenrolam os fatos da crônica?
3. Identifique o conflito gerador e a personagem principal da crônica.
4. Sabe-se que o narrador desempenha o importante papel de contar os fatos ocorridos em uma história, mas isto pode ser feito de diversas formas, a partir do seu ponto de vista. Trata-se do foco narrativo, que é um dos elementos da narrativa. Nessa crônica o narrador assume o papel de observador ou de personagem (foco narrativo)? Identifique com trechos do texto.
5. No texto, o autor está se dirigindo
(A) às crianças.
(B) aos leitores.
(C) às pessoas que gostam de futebol.
(D) aos frequentadores da pracinha.
6. Considere a sentença: “Esta pracinha sem aquela pelada virou uma chatice completa: agora, é uma babá que passa, empurrando, sem afeto, um bebê de carrinho, e um par de velhos que troca silêncios num banco sem encosto.”
Em contraposição à ideia de solidão em que se transformou a praça, o autor mostra ao leitor, numa descrição detalhada, como o cenário era animado antes do fim da pelada, o fragmento em que essa descrição está clara é
(A) “no gol, eu não jogo, tô com o joelho ralado de ontem;”
(B) “isso aqui fervia de menino, de sol, de bola, de sonho:”
(C) “Oito de cada lado e, para não confundir um time fica como está;”
(D) “Eu sou o Lula; no gol, eu não jogo, tô com o joelho ralado de ontem.”
7. “No entanto, aí está ela, correndo para cima e para baixo, na maior farra do mundo, disputada, maltratada, até, pois, de quando em quando, acertam-lhe um bico, ela sai zarolha, vendo estrelas, coitadinha.”
No fragmento, o pronome pessoal ela, destacado, dá continuidade ao texto evitando repetições. A que palavra o pronome se refere?
8. "eu jogo na linha! Eu sou o Lula; no gol, eu não jogo, tô com o joelho ralado de ontem; vou ficar aqui atrás: entrou aqui, já sabe".
Justifique o uso das aspas nesse fragmento.
9. No texto, o cronista personifica a personagem central – a bola, que ganha vida, se humaniza. Num crescente, vai descrevendo as ações da bola: “ela corre para cá, corre para lá, quica no meio-fio, para de estalo no canteiro, lambe a canela de um, deixa-se espremer entre mil canelas, depois escapa, rolando, doida, pela calçada. Parece um bichinho”. Aos poucos, o cronista torna a personagem “vítima”: “Acertam-lhe um bico, ela sai zarolha, vendo estrelas, coitadinha”. Qual figura de linguagem é utilizada pelo cronista para atribuir sentimentos humanos à bola?
)
10. Observe o fragmento a seguir:
“Já reparei uma coisa: bola de futebol, seja nova, seja velha, é um ser muito compreensivo que dança conforme a música: se está no Maracanã, numa decisão de título, ela rola e quiçá com um ar dramático, mantendo sempre a mesma pose adulta, esteja nos pés de Gérson ou nas mãos de um gandula.”
Nesse fragmento o cronista usa recursos de linguagem para personificar a personagem central – a bola, que ganha vida, se humaniza, recebe sentimentos humanos. O cronista faz uso da figura de linguagem chamada
(A) prosopopeia/personificação.
(B) metáfora.
(C) eufemismo.
(D) hipérbole.
11. Pesquise, em dicionário impresso ou online, o significado da palavra gandula sublinhada no fragmento acima.
12. Observe o trecho: “Uma bola assim, toda de branco, coberta de condecorações por todos os gomos (gomos hexagonais!) jamais seria barrada em recepção do Itamarati.
No entanto, aí está ela, correndo para cima e para baixo, na maior farra do mundo, disputada, maltratada, até, pois, de quando em quando, acertam-lhe um bico, ela sai zarolha, vendo estrelas, coitadinha.”
A expressão destacada acima dá uma ideia de:
(A) adição, soma.
(B) adversidade, contraste, oposição.
(C) alternativa, alternância ou exclusão.
(D)conclusão. término
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
Resposta: 1. O tema da crônica "Peladas" é o jogo de futebol amador, praticada por crianças, ou seja, a pelada.
Explicação: so lenbro dessa, mais espero ter ajudado
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás