• Matéria: História
  • Autor: juliaamorim217
  • Perguntado 4 anos atrás

faça um resumo sobre a revolução russa

Respostas

respondido por: patymluysa
2

Resposta:

A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco. Além disso, o governo absolutista do czar Nicolau II desagradava o povo que queria uma liderança menos opressiva e mais democrática. A soma dos fatores levou a manifestações populares que fizeram o monarca renunciar e, no fim do processo, deram origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.

A Revolução compreendeu duas fases distintas:

A Revolução de Fevereiro (março de 1917, pelo calendário ocidental), que derrubou a monarquia do Czar Nicolau II, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal;

A Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental), na qual o Partido Bolchevique derrubou o Governo Provisório apoiado pelos partidos socialistas moderados[1] e impôs o governo socialista soviético.

Explicação:

espero ter ajudado :)

respondido por: aurimell
2

Resposta :

  A Rússia do século XIX passava por dificuldades, o país era agrário com poucas indústrias. A servidão havia sido abolida em 1861 e os servos libertos (mujiques) ficaram desamparados pelo estado. Em 1905 algumas pessoas manifestavam-se na frente do palácio de inverno sede d império russo, quando o imperador Nicolau II ordenou que a guarda abrisse fogo sobre o povo, foi um verdadeiro massacre, que ficou conhecido como domingo sangrento.

  Com isso, foi criada a Duma que dava mais poder ao povo, era uma espécie de parlamento, vale ressaltar que também existiam os sovietes que eram organizações sindicais dos operários, o mais famoso destes era o soviete de Petrogrado.

    Em 1914 a Rússia entra na primeira guerra mundial ao lado da entente, o país estava quebrado economicamente, o que gerou insatisfação na população. O czar, continuava na guerra mesmo havendo significativas baixas russas, o que foi o estopim para que no ano de 1917 os comunistas tomassem o poder.

   Os vermelhos eram divididos entre bolcheviques e mencheviques, sendo liderados respectivamente por Vladimir Lênin e Julius Martov. A dissidência entre esses grupos estava contida em como implantar o socialismo, com os mencheviques sendo mais moderados, e os bolcheviques mais radicais.

Explicação:

Perguntas similares