• Matéria: Filosofia
  • Autor: lm2803268
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia a definição de ceticismo.

Ceticismo (do gr. Skepsis: investigação ou questionamento) Embora o ceticismo grego se concentrasse no valor da investigação e

da formulação de questões, o ceticismo é hoje a negação de que o conhe cimento ou sequer a crença racional sejam possíveis, quer quanto a um assunto específico (e.g. a ética), quer quanto a todos os outros assuntos. O ceticismo nasce classicamente da observação de que os melhores mé todos de investigação numa dada área parecem não ser suscetíveis de nos proporcionar um contato com a verdade (e.g. há um hiato entre a aparência e a realidade), e menciona frequentemente os juízos contraditórios que nos sos métodos de investigação produzem, com o objetivo de mostrar que as questões acerca da verdade são insolúveis.

CETICISMO. In: BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. p. 58.

Sobre o conhecimento e a busca da verdade, os céticos da Antiguidade grega

a) a impossibilidade de conhecer a realidade como um todo, visto que só é possível ter acesso às aparências e não aos fatos.

b) a possibilidade de conhecer a realidade apenas por meio da prática da acatalepsia.

c) o desprezo pela busca do conhecimento, uma vez que o verdadeiro sábio aquele que se mantém constantemente na ataraxia.
d) a possibilidade de conhecer apenas a realidade suprassensível, visto que a realidade sensível é uma cópia grosseira daquela.

e) que a única via de acesso à realidade é a prática da epoché, ou seja, da suspensão dos juízos de valor​

Respostas

respondido por: aminaemilly
0

Resposta: letra a)

Explicação: lembre-se que esta escola filosófica falava da impossibilidade de obtermos um conhecimento seguro da realidade.

Perguntas similares